O presente artigo teve como objetivo discutir o ensino de Língua Portuguesa (LP) aderindo à perspectiva da contextualização, considerando a concepção sociointeracionista da linguagem. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico subsidiada pela apresentação de uma proposta de aula contextualizada, cuja base teórica está pautada nas contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), nos estudos de Bakhtin (1999), Antunes (2003, 2007, 2014), Brosseau (1996) e Pavanello (2004). Defendemos que o processo de contextualização das aulas de língua materna, de forma que o discurso escolar dialogue com a realidade dos educandos, é de extrema importância para a adequação do ensino formal às necessidades dos alunos (as) oriundos dos mais diversos contextos sociais, visto que a democratização do acesso à escola é uma resposta às reivindicações das camadas populares por condições educacionais. Infelizmente, os docentes de LP que, na maioria das vezes, preferem o ensino tradicional, pautado exclusivamente na Gramática Normativa, contribuindo para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem excludente e, consequentemente, para o fracasso escolar. Concluímos que, no atual contexto histórico brasileiro, é necessário que o professor busque reconhecer a heterogeneidade da nossa língua e o caráter dialógico da linguagem e, a partir disto, desenvolva um processo de ensino-aprendizagem de acordo com as reais necessidades de interação dos educandos.