Este trabalho tem a finalidade relatar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que realizassem uma reflexão acerca da temática de Gênero no contexto da Geografia, apoiada nas leituras que tratam da mesma problemática. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar algumas reflexões discutindo as questões referentes ao gênero feminino e sua representação no ensino de Geografia, enfocando a participação da mulher no mundo do trabalho, investigando a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, procurando evidenciar sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, bem como as transformações ocorridas em sua trajetória, seus papéis e influências na sociedade, propondo uma discussão entre professores e alunos, cabendo ressaltar a necessidade e importância de o professor discutir os temas transversais, interligando a discussão de Gêneros (orientação sexual) e conceitos geográficos. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas realizadas por graduandos do curso de Geografia da UEPB, bolsistas do PIBID/CAPES, na E.E.E.F.M Assis Chateaubriand, Campina Grande – PB. Os resultados preliminares demostram que a experiência obtida através dessa intervenção possibilitou aos discentes do ensino médio um melhor aprendizado e compreensão a respeito das categorias geográficas, as quais são de extrema importância para a Geografia como um todo, ressaltando a importância da mulher e suas trajetórias na sociedade, mostrando a interdisciplinaridade em espaço geográfico e gênero feminino.