As questões que envolvem a formação de professores de línguas estrangeiras tem chamado atenção de pesquisadores das áreas da Linguística Aplicada e da Educação. E, mesmo com produções científicas sobre a temática, as necessidades do docente em formação pouco são supridas. O objetivo deste trabalho é investigar a prática docente in loco, através de uma pesquisa etnográfica, levando em consideração os pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Para construção do trabalho, lançou-se mão de Bourdieu (2011), Freire (2013), Nunes e Silveira (2009), Rockwell (1985), Santos (2014), entre outros. Com base em China (2008) e Leffa (1999) são apresentados os conceitos da Linguística Aplicada, para descrição do contexto histórico do ensino de língua estrangeira no Brasil. Na etnografia é descrito o contexto educacional de uma escola pública de João Pessoa-PB, ressaltando a prática docente, como também o que tem sido oferecido pela escola no que tange ao ensino de Língua Estrangeira. Assim, a metodologia seguida foi a da pesquisa participante. Ao todo foram feitas cinco visitas ao locus da pesquisa. Durante as mesmas, foi possível manter um diálogo junto ao corpo discente e docente da escola, bem como, junto aos diretores e servidores. Através de tais diálogos, foi possível entender o contexto escolar e o cotidiano dos sujeitos que fazem parte dele. Por fim, percebeu-se que a construção de uma aprendizagem significativa é reforçada a partir do conhecimento da realidade escolar, uma vez que a imersão na realidade possibilita a interação com o ambiente de ensino-aprendizagem.