A deficiência intelectual surge para a escola como um desafio no seu objetivo de ensinar e levar o aluno a aprender. O aluno com essa deficiência tem suas particularidades próprias de lidar com o saber, que em sua maioria não correspondem ao que a escola espera do seu alunado. Diante desta premissa este estudo objetiva compreender qual a concepção dos profissionais da educação básica com relação aos alunos que não conseguem aprender e de que maneira a escola esta se preparando a conceber a aprendizagem destes alunos. Para tanto a pesquisa parte de observações in loco em uma escola de educação básica de ensino regular no interior do Rio Grande do Norte, aonde foram aplicados questionários semi estruturados com professores e equipe pedagógica. Diante das observações pode-se perceber que os profissionais da educação participantes da pesquisa não compreendem que a Dificuldade na Aprendizagem poderá estar associada à Deficiência Intelectual. Os resultados acerca do questionário revelam que as expectativas da equipe pedagógica, juntamente com os professores de sala de aula não indicam positividade em relação ao aprendizado dos alunos com características de Deficiência Intelectual. Acreditam estes que o não aprender é um processo natural, que depende de vários fatores, sendo estes relacionados ao: interesse do aluno, meio em que estão inseridos e falta de acompanhamento familiar.