O presente relato contempla problemas existentes na própria escola com a finalidade de refletir acerca de práticas sustentáveis, ampliando e incentivando o interesse dos alunos por projetos ambientais, assumindo estes como tema gerador. Ademais, integrar em sua organização e implantação, dentro da formação cidadã, o tema sustentabilidade com discussões e reflexões visando a mudanças atitudinais no ambiente de convivência na escola. Para tanto, vislumbrando a construção do aprendizado para a educação ambiental, apresentamos a proposta da horta conectando os assuntos trabalhados em sala de aula com a realidade do aluno e, por conseguinte, da comunidade escolar. A intervenção aconteceu com a participação de bolsistas do PIBID - Interdisciplinar, professores e alunos das turmas do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. No decurso das atividades propostas, reconhecemos a importância da participação ativa dos alunos em trabalho colaborativo, seja no entendimento da situação problematizada, seja na assimilação do conhecimento científico, resultando em uma aprendizagem adequada à ideia dos temas geradores, ressaltando a condição de cidadania do aluno. O curso do trabalho resultou em quatro etapas: I. Um grupo de debate intitulado "Roda da Sustentabilidade"; II. Uma oficina sobre montagem e manutenção da horta; III. Minicurso sobre a importância da alimentação saudável; IV. Execução e manutenção da horta.