Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS CONCEITUAIS: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS Á FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, MAPAS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16267
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1786
    "inscrito_id" => 5942
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS Á FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Resumo: Existem muitos desafios que os professores ainda precisam superar, entre eles, o de aproximar a Matemática escolar com a Matemática real, logo esta pesquisa surgiu no sentido de verificar como a modelagem matemática auxilia na modificação e expansão de conceitos relacionados a função e sua aplicabilidade que ficam explícitos por meio de mapas conceituais? Para respondê-la coletamos dados com oito professores de matemática durante um mini curso ministrado por mim e pela orientadora da pesquisa realizado no IV Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática (ENCOSMAT) no ano de 2014 na cidade de Corumbá/MS. O mini curso foi dividido em quatro fases. Nosso aporte teórico foi embasado em pesquisadores como Bassanezi, Barbosa e D’Ambrosio, dentre outros que abordam Modelagem Matemática e utilizamos mapas conceituais a partir de estudos de Novak e Moreira. Nosso objetivo foi verificar por meio de Mapas Conceituais, a apreensão de conceitos matemáticos relacionados a função que serão desenvolvidas através de atividades de Modelagem Matemática. Em uma análise prévia verificamos que embora todos os participantes do mini curso tivessem conhecimento sobre função, inicialmente poucos conceitos foram abordados enquanto que após o desenvolvimento da atividade de modelagem aumentaram o número de diagramas onde inclusive aparecem aplicações relacionadas a funções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, MAPAS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID5942_08092015112557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMAO DE SOUZA CHIQUITIN"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA"
    "autor_email" => "jose_ramao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16267
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1786
    "inscrito_id" => 5942
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS Á FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Resumo: Existem muitos desafios que os professores ainda precisam superar, entre eles, o de aproximar a Matemática escolar com a Matemática real, logo esta pesquisa surgiu no sentido de verificar como a modelagem matemática auxilia na modificação e expansão de conceitos relacionados a função e sua aplicabilidade que ficam explícitos por meio de mapas conceituais? Para respondê-la coletamos dados com oito professores de matemática durante um mini curso ministrado por mim e pela orientadora da pesquisa realizado no IV Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática (ENCOSMAT) no ano de 2014 na cidade de Corumbá/MS. O mini curso foi dividido em quatro fases. Nosso aporte teórico foi embasado em pesquisadores como Bassanezi, Barbosa e D’Ambrosio, dentre outros que abordam Modelagem Matemática e utilizamos mapas conceituais a partir de estudos de Novak e Moreira. Nosso objetivo foi verificar por meio de Mapas Conceituais, a apreensão de conceitos matemáticos relacionados a função que serão desenvolvidas através de atividades de Modelagem Matemática. Em uma análise prévia verificamos que embora todos os participantes do mini curso tivessem conhecimento sobre função, inicialmente poucos conceitos foram abordados enquanto que após o desenvolvimento da atividade de modelagem aumentaram o número de diagramas onde inclusive aparecem aplicações relacionadas a funções."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, MAPAS CONCEITUAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID5942_08092015112557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMAO DE SOUZA CHIQUITIN"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SOUZA"
    "autor_email" => "jose_ramao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo: Existem muitos desafios que os professores ainda precisam superar, entre eles, o de aproximar a Matemática escolar com a Matemática real, logo esta pesquisa surgiu no sentido de verificar como a modelagem matemática auxilia na modificação e expansão de conceitos relacionados a função e sua aplicabilidade que ficam explícitos por meio de mapas conceituais? Para respondê-la coletamos dados com oito professores de matemática durante um mini curso ministrado por mim e pela orientadora da pesquisa realizado no IV Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática (ENCOSMAT) no ano de 2014 na cidade de Corumbá/MS. O mini curso foi dividido em quatro fases. Nosso aporte teórico foi embasado em pesquisadores como Bassanezi, Barbosa e D’Ambrosio, dentre outros que abordam Modelagem Matemática e utilizamos mapas conceituais a partir de estudos de Novak e Moreira. Nosso objetivo foi verificar por meio de Mapas Conceituais, a apreensão de conceitos matemáticos relacionados a função que serão desenvolvidas através de atividades de Modelagem Matemática. Em uma análise prévia verificamos que embora todos os participantes do mini curso tivessem conhecimento sobre função, inicialmente poucos conceitos foram abordados enquanto que após o desenvolvimento da atividade de modelagem aumentaram o número de diagramas onde inclusive aparecem aplicações relacionadas a funções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.