Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL NAZINHA BARBOSA DA FRANCA

Palavra-chaves: SERVIÇO SOCIAL, EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, INTERVEÇÃOI, INTERVEÇÃOI Pôster (PO) / Poster Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      O presente trabalho resulta do projeto em execução na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca em João Pessoa. Cujo objetivo, é estabelecer linhas de intervenção do serviço social no espaço escolar, a partir do estímulo à formação cidadã e emancipatória, pautadas em ações que venham a contribuir para uma educação de qualidade, na construção crítica da realidade, na democratização de informações, por meio de ações democráticas que integrem educandos e famílias na escola. Centrado no acompanhamento dos que estão em situação de vulnerabilidade social e infrequência escolar o mesmo foi idealizado mediante as inúmeras questões existentes no contexto escolar e da inviabilidade em lidar com todas elas, de modo que, visando à prevenção do abandono e evasão  escolar, elegemos centralizar a intervenção por meio de reuniões com pais e a equipe multiprofissional, na busca ativa de encaminhamentos sociais, pareceres, entre outros. De forma que proporcione, um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos conscientes e construtores de sua própria história, prevenindo assim, a violação de direitos.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Resumo O presente trabalho resulta do projeto em execução na Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca em João Pessoa. Cujo objetivo, é estabelecer linhas de intervenção do serviço social no espaço escolar, a partir do estímulo à formação cidadã e emancipatória, pautadas em ações que venham a contribuir para uma educação de qualidade, na construção crítica da realidade, na democratização de informações, por meio de ações democráticas que integrem educandos e famílias na escola. Centrado no acompanhamento dos que estão em situação de vulnerabilidade social e infrequência escolar o mesmo foi idealizado mediante as inúmeras questões existentes no contexto escolar e da inviabilidade em lidar com todas elas, de modo que, visando à prevenção do abandono e evasão escolar, elegemos centralizar a intervenção por meio de reuniões com pais e a equipe multiprofissional, na busca ativa de encaminhamentos sociais, pareceres, entre outros. De forma que proporcione, um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos conscientes e construtores de sua própria história, prevenindo assim, a violação de direitos.

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