A biodiversidade representa o equilíbrio ambiental em todos os ecossistemas. Na região semiárida, diante das adversidades climáticas, a exploração de recursos ambientais é prática cultural que compromete a vida das espécies pela destruição de habitats. Este tema tratado no espaço escolar contribui para a formação de uma nova consciência ambiental e possibilita futuras atitudes, ecologicamente corretas. O presente artigo apresenta o estudo realizado para identificar a percepção de alunos do ensino fundamental acerca da biodiversidade do semiárido nordestino, buscando trabalhar a educação ambiental no espaço escolar. A pretensão foi envolver os educandos em atividades voltadas à conservação da biodiversidade. O estudo foi conduzido sob a abordagem qualitativa da pesquisa e fundamentado nas concepções teóricas da Educação Ambiental (EA) nas quais as atividades enfatizam os riscos ambientais e estimulam novas posturas na relação sociedade-natureza. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionários junto aos estudantes do ensino fundamental de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental. A preocupação foi identificar o nível de percepção e conhecimentos das pessoas na colaboração para a preservação do Meio Ambiente. Os resultados foram positivos demonstrando o interesse dos sujeitos pesquisados por atividades e ações que contribuam para a conservação da biodiversidade. Revelou-se, também, certa compreensão de que a educação ambiental representa uma estratégia pedagógica capaz de ampliar os conhecimentos sobre a biodiversidade e de orientar melhores formas de lidar com as adversidades peculiares à região semiárida.