Este trabalho objetiva compreender a importância da arte enquanto ferramenta didática pedagógica, e de que modo ela ocorre na prática docente nos anos iniciais. Os aspectos metodológicos fundamentam-se na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica tendo como princípio norteador a arte como ferramenta necessária para a promoção de aprendizagens múltiplas, entendida como manifestação e expressão de sentimentos, de modo que, colabore na educação dos homens, midiatizados pela literatura, pelo cinema, pelo teatro, pela dramatização, etc., que vislumbrem o significado de inserção do homem com o mundo. na E pesquisa de campo, utilizando como técnicas de construção dos dados do corpus a aplicação de um questionário estruturado a uma professora que atua em uma turma multiano (2º e 3º) de uma escola da rede municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN, e a observação da aplicação de um plano de aula elaborado pela mesma, na tentativa de perceber a concepção implícita sobre a arte e o seu desenvolvimento, enquanto disciplina curricular e, enquanto, ferramenta para o ensino-aprendizagem das crianças. As análises indicam que em virtude da qualificação limitada dos professores com relação ao ensino de arte, esta área do conhecimento ainda não é considerada no seu sentido múltiplo, e por isso, nem sempre é trabalhada de maneira adequada em sala de aula, de forma que considere os desejos dos educandos e contribua para a difusão da arte como meio de expressão, de sentimentos, de modo de agir e pensar.