Resumo: A literatura de cordel pode ser entendida como um recurso didático, haja vista que é um elemento descritivo de uma realidade sócio/cultural. Neste caso, é uma geografização do espaço a visão de poetas populares. Dessa forma o trabalho objetiva desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos alunos mediante a leitura do espaço geográfico, nas aulas de geografia, através da literatura de cordel, desse modo, tentar retratar as raízes nordestinas e, ao mesmo tempo, a realidade e a ficção, em meio ao ensino-aprendizagem com a arte poética do cordel dentro da geografia, para assim, os alunos confeccionarem um folheto de cordel com visões da geografia local. Para tanto, parte-se do método etnográfico a cerca da pesquisa participante de modo a evidenciar as suas diferentes modalidades da observação etnográfica, pois registra as práticas vividas pelos alunos no contexto do cotidiano escolar. Além da observação e do registro de campo, baseado em pesquisas bibliográficas. Diante de sua realidade local, o cordel leva o aluno a construir conteúdos geográficos sob forma de rimas simples que vão sendo construídos versos capazes de traduzir o sentimento do educando quando das histórias contada e em versos mais complexos a partir da leitura de conteúdos geográficos, como os que fazem parte desse artigo.