AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA ESCOLA COMO POSSIBILIDADE PARA REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA
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Nesse contexto, as Práticas Restaurativas (PR) emergem como alternativa para superar modelos punitivos, favorecendo o diálogo, a responsabilização e a reparação de vínculos. Originadas da Justiça Restaurativa, que remonta às tradições de povos ancestrais, as PR propõem a criação de espaços de escuta e participação ativa, nos quais todos os envolvidos nos conflitos são convidados a refletir e a buscar soluções coletivas (Van Ness et al., 2022). Ao incorporar o cuidado como dimensão ética e humanística, inspirado em Leonardo Boff (2020) e na pedagogia libertadora de Paulo Freire (2019), tais práticas possibilitam que a escola se torne um território de acolhimento, cidadania e construção de uma cultura de paz. Este estudo, de natureza qualitativa e caráter teórico-reflexivo, tem como objetivo analisar a eficácia das Práticas Restaurativas na redução da violência escolar e na promoção de um ambiente educativo positivo. 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