Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFISSIONALIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE TCC NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: UMA ANÁLISE SOBRE A FACULDADE DA REGIÃO SISALEIRA (FARESI), NA BAHIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa um marco significativo no processo formativo de um estudante de graduação. Em geral, este momento é simbolizado pelas dificuldades dos processos de escrita, organização de ideias e apresentação oral, o que se intensifica pelo caráter eminentemente avaliativo da atividade. O impacto que o TCC gera nos estudantes e nos cursos de graduação também atinge ao professor desta disciplina, seja sobrecarregando-o pela ansiedade dos alunos, pelo excesso de atividades ou pela necessidade de lidar com múltiplas demandas. O professor de TCC é um profissional com dificuldades para definir o seu perfil, uma vez que trata-se uma área que não tem formação específica. Nas instituições privadas, foco deste trabalho, costumam ser convidados professores com alguma capacidade de gerenciamento, traquejo para boas relações sociais ou sólida experiência em pesquisa, mas sem formação específica para a função. Este artigo pretende discutir o perfil profissional do professor de TCC, salientando a necessidade de construção da sua profissionalidade enquanto docente (Monteiro, 2015; Sacristán, 1991), com atuação direcionada a uma aprendizagem significativa (Moreira, 2000), estando atentos aos sujeitos discentes e suas especificidades A produção deste trabalho parte da experiência do autor como docente e coordenador de TCC na Faculdade da Região Sisaleira (FARESI), instituição situada no município de Conceição do Coité, interior da Bahia. O lócus da instituição corresponde ao que Santos (1997) denomina como espaços opacos, o que requer um maior nível de atenção do professor de TCC às demandas dos seus estudantes que, em geral, apresentam dificuldades para situar-se no processo de escrita, especialmente por serem alunos trabalhadores, que atuam em áreas diversas daquelas para a qual se formam, com experiências distantes do ambiente acadêmico e dificuldades estruturais nos processos acadêmicos em si.

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