LER, RELER E EMPREENDER EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: O OLHAR PARA O CONTEXTO INTERCULTURAL EM UMA ESCOLA DE BOA VISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135898 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9672 "inscrito_id" => 15897 "titulo" => "LER, RELER E EMPREENDER EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: O OLHAR PARA O CONTEXTO INTERCULTURAL EM UMA ESCOLA DE BOA VISTA" "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa surge buscando compreender quais as possibilidades de um trabalho interdisciplinar no contexto intercultural de crianças de 1º a 5º ano de uma escola da rede municipal de Boa Vista/RR. Para isso, estruturamos uma pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa ação. A partir dessa estrutura elaboramos 3 ações a serem desenvolvidas na escola e, a partir do relatório de campo, registros fotográficos e entrevistas com as crianças será trabalhada a análise a partir da Análise de Conteúdo. Até o momento, podemos entender como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida em sociedade, considerando a diversidade cultural presente no ambiente escolar. A interdisciplinaridade é entendida aqui como uma forma de diálogo entre as disciplinas curriculares, visando estabelecer uma percepção da conexão entre os conhecimentos científicos das diversas áreas do saber. Freire (1981) diz que lemos primeiro o mundo, depois a palavra e que a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo. Defende que ler não é, simplesmente, decodificar a palavra ou a linguagem escrita e aponta para um conceito mais abrangente: a leitura do mundo. Com o projeto realizado na escola conseguimos diminuir a quantidade de alunos não alfabetizados e elevar a quantidade de alunos com fluência adequado para a série. Os instrumentos de pesquisa utilizados serão os relatórios de campo de cada ação; registros fotográficos e; entrevista com as crianças de cada turma. Esses instrumentos auxiliarão no processo de análise dos dados que ocorrerão a partir da Análise de Conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15897_TB9672_19082025175632.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA SOUZA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "esanjos.ericaanjos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135898 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9672 "inscrito_id" => 15897 "titulo" => "LER, RELER E EMPREENDER EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: O OLHAR PARA O CONTEXTO INTERCULTURAL EM UMA ESCOLA DE BOA VISTA" "resumo" => "RESUMO Esta pesquisa surge buscando compreender quais as possibilidades de um trabalho interdisciplinar no contexto intercultural de crianças de 1º a 5º ano de uma escola da rede municipal de Boa Vista/RR. Para isso, estruturamos uma pesquisa qualitativa com abordagem na pesquisa ação. A partir dessa estrutura elaboramos 3 ações a serem desenvolvidas na escola e, a partir do relatório de campo, registros fotográficos e entrevistas com as crianças será trabalhada a análise a partir da Análise de Conteúdo. Até o momento, podemos entender como essas práticas podem contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida em sociedade, considerando a diversidade cultural presente no ambiente escolar. A interdisciplinaridade é entendida aqui como uma forma de diálogo entre as disciplinas curriculares, visando estabelecer uma percepção da conexão entre os conhecimentos científicos das diversas áreas do saber. Freire (1981) diz que lemos primeiro o mundo, depois a palavra e que a leitura da palavra implica a continuidade da leitura do mundo. Defende que ler não é, simplesmente, decodificar a palavra ou a linguagem escrita e aponta para um conceito mais abrangente: a leitura do mundo. Com o projeto realizado na escola conseguimos diminuir a quantidade de alunos não alfabetizados e elevar a quantidade de alunos com fluência adequado para a série. Os instrumentos de pesquisa utilizados serão os relatórios de campo de cada ação; registros fotográficos e; entrevista com as crianças de cada turma. Esses instrumentos auxiliarão no processo de análise dos dados que ocorrerão a partir da Análise de Conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15897_TB9672_19082025175632.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA SOUZA DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "esanjos.ericaanjos@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }