ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129256 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 5319 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "Essa pesquisa possui como Temática o ensino de ciências Educação de Jovens (EJA). Dessa forma, levanta a sequente questão-problema: Quais os estudos do GT 18 da ANPEd possui como temática o ensino de ciências na EJA? Nessa continuidade, possui como objetivo geral: Analisar estudos do GT 18 da ANPEd. Metodologicamente trata-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa(xxxxxxxxxxxxxxx). Levanta-se a seguinte questão: O que é Abordagem qualitativa? É voltada para a compreensão e interpretação de fenômenos, priorizando significados e contextos em vez de dados numéricos ou estatísticos. Seu objetivo o é compreender percepções, opiniões e comportamentos, utilizando métodos como entrevistas, análise de texto, observação direta e estudos de caso. Essa abordagem busca explorar os fenômenos de forma subjetiva e profunda, permitindo uma análise detalhada e contextualizada sendo Adultosdesenvolvida dentro da temática da educação de jovens e adultos dentro do GT 18 para isso levanta a seguinte questão problema como o ensino de ciências é trabalhado dentro do GT 18 da ANPEd metodologicamente dessa forma tem como objetivo geral analisar os textos de produções de educação de jovens e adultos que são desenvolvidos dentro do GT 18 da ANPEd sistematicamente trata-se de uma pesquisa documental na qual apresenta semelhanças com a pesquisa bibliográfica, mas com uma distinção essencial: enquanto a pesquisa bibliográfica se baseia em textos e ideias de autores sobre um tema consolidado, a pesquisa documental utiliza materiais que ainda não foram amplamente analisados ou que podem ser revisitados para atender aos objetivos do estudo. trata-se de uma pesquisa documental a luz de Severino 2014 e da abordagem qualitativa na perspectiva de minário 2021 quanto à análise de dados recorrem a análise de conteúdo de bardin. A pesquisa é desenvolvida dentro da temática da educação de jovens e adultos dentro do GT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5319_TB313_11022025172642.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA JARDIM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Amanda Jardim" "autor_email" => "amandajardim997@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129256 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 5319 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)." "resumo" => "Essa pesquisa possui como Temática o ensino de ciências Educação de Jovens (EJA). Dessa forma, levanta a sequente questão-problema: Quais os estudos do GT 18 da ANPEd possui como temática o ensino de ciências na EJA? Nessa continuidade, possui como objetivo geral: Analisar estudos do GT 18 da ANPEd. Metodologicamente trata-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa(xxxxxxxxxxxxxxx). Levanta-se a seguinte questão: O que é Abordagem qualitativa? É voltada para a compreensão e interpretação de fenômenos, priorizando significados e contextos em vez de dados numéricos ou estatísticos. Seu objetivo o é compreender percepções, opiniões e comportamentos, utilizando métodos como entrevistas, análise de texto, observação direta e estudos de caso. Essa abordagem busca explorar os fenômenos de forma subjetiva e profunda, permitindo uma análise detalhada e contextualizada sendo Adultosdesenvolvida dentro da temática da educação de jovens e adultos dentro do GT 18 para isso levanta a seguinte questão problema como o ensino de ciências é trabalhado dentro do GT 18 da ANPEd metodologicamente dessa forma tem como objetivo geral analisar os textos de produções de educação de jovens e adultos que são desenvolvidos dentro do GT 18 da ANPEd sistematicamente trata-se de uma pesquisa documental na qual apresenta semelhanças com a pesquisa bibliográfica, mas com uma distinção essencial: enquanto a pesquisa bibliográfica se baseia em textos e ideias de autores sobre um tema consolidado, a pesquisa documental utiliza materiais que ainda não foram amplamente analisados ou que podem ser revisitados para atender aos objetivos do estudo. trata-se de uma pesquisa documental a luz de Severino 2014 e da abordagem qualitativa na perspectiva de minário 2021 quanto à análise de dados recorrem a análise de conteúdo de bardin. A pesquisa é desenvolvida dentro da temática da educação de jovens e adultos dentro do GT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5319_TB313_11022025172642.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA JARDIM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Amanda Jardim" "autor_email" => "amandajardim997@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }