A PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E OS DEVANEIOS DA TERRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135764 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9465 "inscrito_id" => 15868 "titulo" => "A PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E OS DEVANEIOS DA TERRA" "resumo" => "O presente trabalho, a partir da pedagogia do imaginário, tem como objetivo apresentar uma abordagem metodológica elaborada nas aulas de arte. A investigação se deu em uma escola de educação infantil, localizada próxima à Ilha das Caieiras, território do município de Vitória, ES, conhecido pelo seu manguezal e por sua cultura marisqueira local. A motivação deste trabalho surge a partir de uma percepção sensível encontrada entre os espaços e corpos transeuntes da escola. Nesta direção, os processos de criação pedagógica se direcionaram na aproximação da filosofia guarani “Tekoá-porã” com os ensaios sobre a imaginação da matéria, de Gaston Bachelard (1884-1962). Percebendo a desconexão entre corpo e ambiente, as propostas didáticas foram elaboradas a partir de devaneios, imagens simbólicas e experiências com o chão da escola. Nesta direção, ações como brincar com o chão, pisar o chão, sentir o chão e imaginar o chão foram incorporadas no imaginário das crianças da ilha. Espera-se que os caminhos traçados sejam reverberados em novos saberes, reconhecendo a sutileza de uma educação que valoriza o corpo, a experiência e a dimensão simbólica da vida. É pretensão deste estudo, valorizar as ideias criadas em território capixaba, potencializando nossas formas de pensar e fazer uma educação humanizada, sensível, respeitosa, criativa e política, promovendo novos diálogos sobre uma educação que se faz pelos desejos do corpo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15868_TB9465_07082025194721.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH RODRIGUES DAMIANI" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarahrodriguesdamiani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135764 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9465 "inscrito_id" => 15868 "titulo" => "A PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E OS DEVANEIOS DA TERRA" "resumo" => "O presente trabalho, a partir da pedagogia do imaginário, tem como objetivo apresentar uma abordagem metodológica elaborada nas aulas de arte. A investigação se deu em uma escola de educação infantil, localizada próxima à Ilha das Caieiras, território do município de Vitória, ES, conhecido pelo seu manguezal e por sua cultura marisqueira local. A motivação deste trabalho surge a partir de uma percepção sensível encontrada entre os espaços e corpos transeuntes da escola. Nesta direção, os processos de criação pedagógica se direcionaram na aproximação da filosofia guarani “Tekoá-porã” com os ensaios sobre a imaginação da matéria, de Gaston Bachelard (1884-1962). Percebendo a desconexão entre corpo e ambiente, as propostas didáticas foram elaboradas a partir de devaneios, imagens simbólicas e experiências com o chão da escola. Nesta direção, ações como brincar com o chão, pisar o chão, sentir o chão e imaginar o chão foram incorporadas no imaginário das crianças da ilha. Espera-se que os caminhos traçados sejam reverberados em novos saberes, reconhecendo a sutileza de uma educação que valoriza o corpo, a experiência e a dimensão simbólica da vida. É pretensão deste estudo, valorizar as ideias criadas em território capixaba, potencializando nossas formas de pensar e fazer uma educação humanizada, sensível, respeitosa, criativa e política, promovendo novos diálogos sobre uma educação que se faz pelos desejos do corpo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15868_TB9465_07082025194721.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH RODRIGUES DAMIANI" "autor_nome_curto" => "SARAH" "autor_email" => "sarahrodriguesdamiani@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }