Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O 2º ANO LÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134822
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8093
    "inscrito_id" => 17392
    "titulo" => "O 2º ANO LÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE LEITURA"
    "resumo" => "A leitura é um instrumento de aprendizado que influencia o desenvolvimento do educando e torná-lá uma prática rotineira na sala de aula é um desafio para o docente, haja vista uma gama de conteúdos que precisam ser ministrados. O presente trabalho é um relato das experiências efetivas vivenciadas a partir de um projeto de leitura desenvolvido em uma turma do 2º ano dos anos iniciais de uma escola de ensino particular localizada na cidade de Messias - AL. O objetivo deste relato é compartilhar as propostas de desenvolvimento do ato de ler para compreender, como também de intervenção sobre a realidade da turma no que se refere aos processos de ensino, aprendizagem e compreensão da leitura. Assim, propõe-se ampliar as reflexões acerca da realização de projetos de leitura nas escolas como prioridade nos projetos pedagógicos, uma vez que o incentivo e o desenvolvimento do prazer em ler são resultantes de um ensino intencional e sistemático ancorados em atividades de leitura quais permitam aos alunos ler para compreender. Para além do relato, ancorou-se em uma pesquisa que tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção linear de saberes sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste trabalho foram Freire (1981), Solé (2008), Antunes (2009), Morais (2013) e Peroza (2019). Nessa conjuntura, compreende- se que o incentivo à leitura alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento da da proficiência em leitura e escrita"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17392_TB8093_07062025100815.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELMA THAYSE COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELMA COSTA"
    "autor_email" => "helma.silva@academico.uncisal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134822
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8093
    "inscrito_id" => 17392
    "titulo" => "O 2º ANO LÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE LEITURA"
    "resumo" => "A leitura é um instrumento de aprendizado que influencia o desenvolvimento do educando e torná-lá uma prática rotineira na sala de aula é um desafio para o docente, haja vista uma gama de conteúdos que precisam ser ministrados. O presente trabalho é um relato das experiências efetivas vivenciadas a partir de um projeto de leitura desenvolvido em uma turma do 2º ano dos anos iniciais de uma escola de ensino particular localizada na cidade de Messias - AL. O objetivo deste relato é compartilhar as propostas de desenvolvimento do ato de ler para compreender, como também de intervenção sobre a realidade da turma no que se refere aos processos de ensino, aprendizagem e compreensão da leitura. Assim, propõe-se ampliar as reflexões acerca da realização de projetos de leitura nas escolas como prioridade nos projetos pedagógicos, uma vez que o incentivo e o desenvolvimento do prazer em ler são resultantes de um ensino intencional e sistemático ancorados em atividades de leitura quais permitam aos alunos ler para compreender. Para além do relato, ancorou-se em uma pesquisa que tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção linear de saberes sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste trabalho foram Freire (1981), Solé (2008), Antunes (2009), Morais (2013) e Peroza (2019). Nessa conjuntura, compreende- se que o incentivo à leitura alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento da da proficiência em leitura e escrita"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17392_TB8093_07062025100815.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELMA THAYSE COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELMA COSTA"
    "autor_email" => "helma.silva@academico.uncisal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura é um instrumento de aprendizado que influencia o desenvolvimento do educando e torná-lá uma prática rotineira na sala de aula é um desafio para o docente, haja vista uma gama de conteúdos que precisam ser ministrados. O presente trabalho é um relato das experiências efetivas vivenciadas a partir de um projeto de leitura desenvolvido em uma turma do 2º ano dos anos iniciais de uma escola de ensino particular localizada na cidade de Messias - AL. O objetivo deste relato é compartilhar as propostas de desenvolvimento do ato de ler para compreender, como também de intervenção sobre a realidade da turma no que se refere aos processos de ensino, aprendizagem e compreensão da leitura. Assim, propõe-se ampliar as reflexões acerca da realização de projetos de leitura nas escolas como prioridade nos projetos pedagógicos, uma vez que o incentivo e o desenvolvimento do prazer em ler são resultantes de um ensino intencional e sistemático ancorados em atividades de leitura quais permitam aos alunos ler para compreender. Para além do relato, ancorou-se em uma pesquisa que tem como natureza a revisão de literatura, que permitiu a construção linear de saberes sobre o que diz a literatura especializada. Os teóricos mobilizados neste trabalho foram Freire (1981), Solé (2008), Antunes (2009), Morais (2013) e Peroza (2019). Nessa conjuntura, compreende- se que o incentivo à leitura alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contribui significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento da da proficiência em leitura e escrita

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.