Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DOS ANIMAIS AQUÁTICOS E AS AVES DA AMAZÔNIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129147
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 4161
    "titulo" => "UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DOS ANIMAIS AQUÁTICOS E AS AVES DA AMAZÔNIA."
    "resumo" => "Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo geral promover conhecimentos pedagógicos sobre os animais aquáticos e as aves que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica, numa perspectiva de aprendizagem prática. Assim, os objetivos específicos foram: criar materiais ilustrativos que compartilham os conhecimentos adquiridos sobre os animais aquáticos e as aves da Amazônia; estimular o trabalho em equipe, raciocínio, linguagem e escrita por meio da produção de cartazes, maquetes e atividades artísticas; analisar semelhanças e diferenças entre as espécies. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, realizado com alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada localizada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A justificativa para o desenvolvimento desse projeto se deu pelo fato de a temática fazer parte do tema nacional da feira de ciências do ano de 2024, por ser um conteúdo de ensino que integra o 2º ano do ensino fundamental e por ser um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, podendo ser trabalhado por meio de estratégias lúdicas, nas quais os alunos são os protagonistas do projeto. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a apresentação do projeto e a explicação do conteúdo para a turma; a segunda, realização de pesquisas de dados na internet sobre o bioma da Floresta Amazônica; terceira etapa, ocorreu a confecção de animais com materiais recicláveis; e na quarta etapa, a criação de cartazes, desenhos e fichas descritivas dos animais. Assim, concluiu-se que, o uso de metodologias ativas facilita a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ensinados, os educandos conheceram as características dos animais e a importância da preservação ambiental para os animais que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4161_TB167_25012025142144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILA FEITOSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ILA FEITOSA"
    "autor_email" => "ila.ila.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129147
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 4161
    "titulo" => "UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DOS ANIMAIS AQUÁTICOS E AS AVES DA AMAZÔNIA."
    "resumo" => "Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo geral promover conhecimentos pedagógicos sobre os animais aquáticos e as aves que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica, numa perspectiva de aprendizagem prática. Assim, os objetivos específicos foram: criar materiais ilustrativos que compartilham os conhecimentos adquiridos sobre os animais aquáticos e as aves da Amazônia; estimular o trabalho em equipe, raciocínio, linguagem e escrita por meio da produção de cartazes, maquetes e atividades artísticas; analisar semelhanças e diferenças entre as espécies. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, realizado com alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada localizada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A justificativa para o desenvolvimento desse projeto se deu pelo fato de a temática fazer parte do tema nacional da feira de ciências do ano de 2024, por ser um conteúdo de ensino que integra o 2º ano do ensino fundamental e por ser um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, podendo ser trabalhado por meio de estratégias lúdicas, nas quais os alunos são os protagonistas do projeto. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a apresentação do projeto e a explicação do conteúdo para a turma; a segunda, realização de pesquisas de dados na internet sobre o bioma da Floresta Amazônica; terceira etapa, ocorreu a confecção de animais com materiais recicláveis; e na quarta etapa, a criação de cartazes, desenhos e fichas descritivas dos animais. Assim, concluiu-se que, o uso de metodologias ativas facilita a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ensinados, os educandos conheceram as características dos animais e a importância da preservação ambiental para os animais que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4161_TB167_25012025142144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILA FEITOSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ILA FEITOSA"
    "autor_email" => "ila.ila.rr@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo geral promover conhecimentos pedagógicos sobre os animais aquáticos e as aves que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica, numa perspectiva de aprendizagem prática. Assim, os objetivos específicos foram: criar materiais ilustrativos que compartilham os conhecimentos adquiridos sobre os animais aquáticos e as aves da Amazônia; estimular o trabalho em equipe, raciocínio, linguagem e escrita por meio da produção de cartazes, maquetes e atividades artísticas; analisar semelhanças e diferenças entre as espécies. O trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, realizado com alunos do 2º ano do ensino fundamental de uma escola privada localizada no município de Boa Vista, estado de Roraima. A justificativa para o desenvolvimento desse projeto se deu pelo fato de a temática fazer parte do tema nacional da feira de ciências do ano de 2024, por ser um conteúdo de ensino que integra o 2º ano do ensino fundamental e por ser um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos, podendo ser trabalhado por meio de estratégias lúdicas, nas quais os alunos são os protagonistas do projeto. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a apresentação do projeto e a explicação do conteúdo para a turma; a segunda, realização de pesquisas de dados na internet sobre o bioma da Floresta Amazônica; terceira etapa, ocorreu a confecção de animais com materiais recicláveis; e na quarta etapa, a criação de cartazes, desenhos e fichas descritivas dos animais. Assim, concluiu-se que, o uso de metodologias ativas facilita a aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos ensinados, os educandos conheceram as características dos animais e a importância da preservação ambiental para os animais que fazem parte do bioma da Floresta Amazônica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.