Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA PRODUÇÃO DO PROFHISTÓRIA NA UFPE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse estudo sistematiza o mapeamento da produção científica junto ao Programa ProfHistória, situado no repositório Attena da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no que tange a Ensino de História e Educação no Campo, objetrivando verificar como esse onjeto de pesquisa está sendo debatido junto ao nosso curso de Mestrado e Doutorado nos últimos anos, tomando como base o recorte temporal de 2018 a 2023, onde obtivemos o resultado de 53 produções a nível do mestrado profissional em Ensino de História, sendo identificada a pesquisa de ARAGÃO (2020), que versou sobre a o Ensino de História no contexto da educação do campo, focalizando os anos finais do ensino fundamental. Mediante a pesquisa do tipo estado do conhecimento Romanowski e Ens (2006), visualizamos a existência de lacunas que podem ser supridas mediante novos olhares, estudos e reflexões em torno do tema, fortalecendo assim o aspecto acadêmico deixando a contribuição aos pares. onde necessitaremos acessar a robusta produção de conhecimento de autores como ARROYO (2004, 2007, 2011), FERNANDES (2004), ALENCAR (2010), CAVALCANTI e CARVALHO (2021), entre outros que compõem a referência inicial para essa pesquisa, sendo essa pesquisa qualitativa diante das concepções de Minayo (2009), tendo foco na análise documental Gil (2002), onde consideramos como documentos a produção científica que toma a Educação do campo enquanto objeto de estudo, e para análise dos dados por ser um fenômeno complexo elegemos a análise do conteúdo Bardin (1997).

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