Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETÓRIAS NO ENSINO SUPERIOR: HISTÓRIAS DOS EGRESSOS DA PRIMEIRA UNIVERSIDADE DO BRASIL CRIADA POR MEIO DO REUNI (2005- 2010)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa discute as trajetórias universitárias dos primeiros egressos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). A instituição, criada em 2005 como Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no contexto do REUNI, teve papel importante na democratização do ensino superior, oferecendo acesso a uma educação pública de qualidade no interior do estado de PE. Com o objetivo de compreender as experiências desses estudantes, o estudo analisa a história de vida de cada entrevistado, como suas origens, infância e adolescência, a fim de valorizar a experiência individual e as diferentes interpretações sobre o impacto do programa de expansão universitária na vida de cada um. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e a metodologia da História Oral, adotando um estudo de caso para investigar as trajetórias dos primeiros egressos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Com foco em compreender experiências vividas, foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas com perguntas abertas, analisadas com base na metodologia de análise de conteúdo, que permitiu categorizar e organizar os elementos significativos (Bardin, 2011). Os depoimentos dos entrevistados destacaram momentos de superação e enfrentamento de dificuldades. A pesquisa demonstrou como o acesso à educação superior foi um marco significativo na vida dos entrevistados, especialmente para aqueles oriundos de camadas populares. A pesquisa reforça a educação como uma ferramenta crucial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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