ENSINO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS PARA O DIÁLOGO E A JUSTIÇA SOCIAL
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Entretanto, com o fortalecimento dos ideais democráticos, da inclusão social e da educação integral – conforme preconizado na BNCC (2018) –, setores da sociedade passaram a reivindicar uma abordagem que reconheça a diversidade religiosa nos currículos escolares. Esta proposta propõe uma análise crítica sobre como o Ensino Religioso pode fomentar a liberdade religiosa e o diálogo ecumênico. Defende-se a hipótese de que a emergência das Ciências das Religiões possibilitou uma reflexão sobre a religião a partir de conceitos racionais e reflexivos, abrindo caminho para práticas pedagógicas inovadoras que promovam a justiça social e o respeito à pluralidade cultural e religiosa. A partir de uma revisão bibliográfica e análise documental, o estudo identifica estratégias pedagógicas que valorizam o diálogo inter-religioso e se opõem a narrativas excludentes. Fundamentado em autores como Campos (2022), Bittencourt Filho (2012), Junqueira (2020) e Teixeira (2001), enfatiza a necessidade de repensar o Ensino Religioso como um espaço dinâmico de aprendizagem, intercâmbio e diálogo permanente, que acolha identidades culturais e religiosas – ou a ausência delas – sob as perspectivas da interculturalidade, dos direitos humanos e da cultura da paz. Assim, o estudo contribui para a construção de uma educação inclusiva e crítica, que valoriza as diferenças e integra perspectivas ecumênicas, ampliando sua relevância e impacto na formação cidadã e no convívio social." 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