O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CARPINA-PE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132010 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 11826 "titulo" => "O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CARPINA-PE" "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa com Histórias em Quadrinhos (HQs). Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se no trabalho com o Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1997; Bakhtin/Volochínov, 2006) com relação ao trabalho das HQs enquanto gênero discursivo e no dispositivo teórico-metodológico da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) a partir da releitura de Costa-Hübes (2009; 2011) que consiste na organização de atividades organizadas e sequenciadas para produção das HQs. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2008). O instrumento de coleta de dados foi por meio de 24 aulas de Língua Portuguesa que se enquadra por um conjunto de atividades (sequência didática) elaborado pelo primeiro autor e pelo diário de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Carpina, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. Como resultado final, o processo interventivo resultou em 4 ações: (1) desenvolvimento da prática social; (2) o fortalecimento das práticas de linguagens; (3) estudo da HQ para reconhecimento das questões políticos, econômicas e sociais no mundo e (4) a publicação de uma coletânea de HQs com autoria dos próprios alunos e disponível para aquisição no site da Agbook. Além disso, o processo interventivo resultou na publicação de três materiais didáticos aplicavéis à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11826_TB4151_26032025092425.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERONILDO DA SILVA BIONDINNI" "autor_nome_curto" => "ERONILDO" "autor_email" => "eronildobiondinni@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132010 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4151 "inscrito_id" => 11826 "titulo" => "O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CARPINA-PE" "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa com Histórias em Quadrinhos (HQs). Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se no trabalho com o Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1997; Bakhtin/Volochínov, 2006) com relação ao trabalho das HQs enquanto gênero discursivo e no dispositivo teórico-metodológico da sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) a partir da releitura de Costa-Hübes (2009; 2011) que consiste na organização de atividades organizadas e sequenciadas para produção das HQs. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2008). O instrumento de coleta de dados foi por meio de 24 aulas de Língua Portuguesa que se enquadra por um conjunto de atividades (sequência didática) elaborado pelo primeiro autor e pelo diário de campo. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Carpina, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. Como resultado final, o processo interventivo resultou em 4 ações: (1) desenvolvimento da prática social; (2) o fortalecimento das práticas de linguagens; (3) estudo da HQ para reconhecimento das questões políticos, econômicas e sociais no mundo e (4) a publicação de uma coletânea de HQs com autoria dos próprios alunos e disponível para aquisição no site da Agbook. Além disso, o processo interventivo resultou na publicação de três materiais didáticos aplicavéis à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11826_TB4151_26032025092425.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERONILDO DA SILVA BIONDINNI" "autor_nome_curto" => "ERONILDO" "autor_email" => "eronildobiondinni@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }