REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134501 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7600 "inscrito_id" => 3746 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O uso da internet está em toda parte, nos lares das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas e nos ambientes educacionais. Este último, enfrentam alguns entraves, como: a falta de instalação de redes, de equipamentos, de sinal de wi-fi, de formação dos professores para o uso das ferramentas digitais, dentre outros. Demonstrando que o uso das tecnologias na educação ainda caminha a passos lentos, refletindo na baixa utilização das novas tecnologias digitais. Este trabalho investigou o uso de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) com foco na percepção de emoções através de um jogo lúdico destinado à educação infantil, aplicado em uma turma do Infantil V de uma escola municipal em Fortaleza-CE. A pesquisa, de natureza interventiva, fundamentou-se em autores como Ferreiro (2013), que discute os desafios da integração tecnológica na educação básica, e Gomes (2008), cujos critérios de análise de vídeos didáticos foram adaptados para avaliar o OVA "Brincando com Ariê". A metodologia envolveu a aplicação do jogo "Quem está?", que apresenta cinco etapas, onde a criança clica com o mouse em cima do desenho que expressa a emoção da pergunta. Quando acertar passa para a próxima emoção, se errar, aparece uma mão fazendo o sinal de não e a criança pode responder novamente. Essa atividade foi antecedida por uma contação da história "O monstro das Cores" e uma roda de conversa sobre sentimentos. Os principais resultados indicaram um interesse significativo das crianças pelo OVA, a maioria das crianças demonstraram facilidade no uso do mouse e na compreensão das regras do jogo. A análise do OVA, baseada nos critérios de Gomes (2008), revelou clareza nos comandos, adequação da linguagem e do conteúdo ao público-alvo, além de potencial para desenvolver o reconhecimento emocional. A atividade prática demonstrou que o OVA enriquece as vivências realizadas nas salas de referências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3746_TB7600_29042025184140.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "marybernardo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134501 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7600 "inscrito_id" => 3746 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DO OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O uso da internet está em toda parte, nos lares das pessoas, nas empresas, nas repartições públicas e nos ambientes educacionais. Este último, enfrentam alguns entraves, como: a falta de instalação de redes, de equipamentos, de sinal de wi-fi, de formação dos professores para o uso das ferramentas digitais, dentre outros. Demonstrando que o uso das tecnologias na educação ainda caminha a passos lentos, refletindo na baixa utilização das novas tecnologias digitais. Este trabalho investigou o uso de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) com foco na percepção de emoções através de um jogo lúdico destinado à educação infantil, aplicado em uma turma do Infantil V de uma escola municipal em Fortaleza-CE. A pesquisa, de natureza interventiva, fundamentou-se em autores como Ferreiro (2013), que discute os desafios da integração tecnológica na educação básica, e Gomes (2008), cujos critérios de análise de vídeos didáticos foram adaptados para avaliar o OVA "Brincando com Ariê". A metodologia envolveu a aplicação do jogo "Quem está?", que apresenta cinco etapas, onde a criança clica com o mouse em cima do desenho que expressa a emoção da pergunta. Quando acertar passa para a próxima emoção, se errar, aparece uma mão fazendo o sinal de não e a criança pode responder novamente. Essa atividade foi antecedida por uma contação da história "O monstro das Cores" e uma roda de conversa sobre sentimentos. Os principais resultados indicaram um interesse significativo das crianças pelo OVA, a maioria das crianças demonstraram facilidade no uso do mouse e na compreensão das regras do jogo. A análise do OVA, baseada nos critérios de Gomes (2008), revelou clareza nos comandos, adequação da linguagem e do conteúdo ao público-alvo, além de potencial para desenvolver o reconhecimento emocional. A atividade prática demonstrou que o OVA enriquece as vivências realizadas nas salas de referências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3746_TB7600_29042025184140.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "marybernardo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }