Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALÉM DAS LIGAÇÕES DA QUÍMICA: EXPLORANDO COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A integração das competências socioemocionais no ensino tem ganhado crescente reconhecimento, impulsionada pela popularização da "Inteligência Emocional" (Goleman, 1995) e intensificada pela pandemia de COVID-19. No Brasil, iniciativas como a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a SEDUC-SP, assim como aquelas promovidas por instituições como o Senac, refletem a busca por uma formação integral dos estudantes, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, um estudo realizado no Senac Ribeirão Preto investigou o potencial das aulas de Química do Ensino Médio para o desenvolvimento transversal dessas competências. A atividade analisada envolveu a apresentação de um experimento de produção de cola de caseína por alunos do terceiro ano para estudantes do segundo ano. A avaliação do desenvolvimento socioemocional foi realizada por meio de uma autoavaliação estruturada em três etapas (Dedicação, Motivação e Insight), baseada no referencial teórico do Instituto Ayrton Senna (2021) de competências socioemocionais. A experiência prática e colaborativa proporcionou o desenvolvimento de atributos como responsabilidade, organização, determinação, persistência, autoconfiança, engajamento e respeito. A abordagem destacou as competências de Respeito e Empatia, ambas da macrocompetência Amabilidade, responsável por 86,5% das avaliações positivas, evidenciando a eficácia dessa abordagem pedagógica. Em consonância com as conclusões de Gonzaga e Gomes (2015), o estudo reforça que o trabalho com competências socioemocionais, por meio de atividades práticas e contextualizadas como a descrita, gera ganhos importantes como a melhoria do desempenho escolar, o fortalecimento da saúde mental, a promoção de relações interpessoais mais saudáveis e o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, elementos cruciais para a formação integral dos jovens.

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