Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130856
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2511
    "inscrito_id" => 9955
    "titulo" => "SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre o projeto SPA Day, desenvolvido em 2024, no âmbito do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em uma escola estadual de Alagoas. O projeto foi realizado com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões física, afetiva e ética, alinhando-se às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa surgiu da observação de que, na adolescência, o cuidado com a higiene pessoal pode ser negligenciado, afetando a autoestima e as interações sociais. Além disso, a proposta integra as reflexões do mês de setembro, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A metodologia incluiu dinâmicas com quebra-cabeças sobre saúde mental e higiene, momentos de reflexão sobre autocuidado, além de uma vivência prática de SPA, como o uso de produtos de cuidados com a pele, maquiagens e sorteios de kits de higiene pessoal. Durante a atividade, notou-se um aumento na interação social entre os alunos, no respeito mútuo e no prazer em cuidar uns dos outros. Como fechamento, os estudantes foram incentivados a escrever sobre suas experiências e percepções em relação ao evento. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Copetti, Soares e Folmer (2018) e Pieri (2020), que destacam a importância da higiene e da saúde na escola como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados indicam que atividades práticas e coletivas contribuíram significativamente para a valorização do autocuidado e para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9955_TB2511_08042025214338.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA"
    "autor_email" => "camila.pereira.mp22@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130856
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2511
    "inscrito_id" => 9955
    "titulo" => "SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre o projeto SPA Day, desenvolvido em 2024, no âmbito do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em uma escola estadual de Alagoas. O projeto foi realizado com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões física, afetiva e ética, alinhando-se às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa surgiu da observação de que, na adolescência, o cuidado com a higiene pessoal pode ser negligenciado, afetando a autoestima e as interações sociais. Além disso, a proposta integra as reflexões do mês de setembro, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A metodologia incluiu dinâmicas com quebra-cabeças sobre saúde mental e higiene, momentos de reflexão sobre autocuidado, além de uma vivência prática de SPA, como o uso de produtos de cuidados com a pele, maquiagens e sorteios de kits de higiene pessoal. Durante a atividade, notou-se um aumento na interação social entre os alunos, no respeito mútuo e no prazer em cuidar uns dos outros. Como fechamento, os estudantes foram incentivados a escrever sobre suas experiências e percepções em relação ao evento. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Copetti, Soares e Folmer (2018) e Pieri (2020), que destacam a importância da higiene e da saúde na escola como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados indicam que atividades práticas e coletivas contribuíram significativamente para a valorização do autocuidado e para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9955_TB2511_08042025214338.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA"
    "autor_email" => "camila.pereira.mp22@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre o projeto SPA Day, desenvolvido em 2024, no âmbito do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em uma escola estadual de Alagoas. O projeto foi realizado com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões física, afetiva e ética, alinhando-se às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa surgiu da observação de que, na adolescência, o cuidado com a higiene pessoal pode ser negligenciado, afetando a autoestima e as interações sociais. Além disso, a proposta integra as reflexões do mês de setembro, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A metodologia incluiu dinâmicas com quebra-cabeças sobre saúde mental e higiene, momentos de reflexão sobre autocuidado, além de uma vivência prática de SPA, como o uso de produtos de cuidados com a pele, maquiagens e sorteios de kits de higiene pessoal. Durante a atividade, notou-se um aumento na interação social entre os alunos, no respeito mútuo e no prazer em cuidar uns dos outros. Como fechamento, os estudantes foram incentivados a escrever sobre suas experiências e percepções em relação ao evento. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Copetti, Soares e Folmer (2018) e Pieri (2020), que destacam a importância da higiene e da saúde na escola como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados indicam que atividades práticas e coletivas contribuíram significativamente para a valorização do autocuidado e para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.