EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTERATIVA: A INTEGRAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7524 "inscrito_id" => 11708 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTERATIVA: A INTEGRAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA" "resumo" => "O ensino de matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico, na resolução de problemas e na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da vida cotidiana. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades significativas na aprendizagem dessa disciplina, o que prejudica seu desempenho escolar e pode limitar suas oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro. Dados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) indicam que uma parcela expressiva dos alunos não domina habilidades matemáticas básicas, comprometendo seu progresso em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Diante desse cenário, é essencial buscar estratégias didáticas mais eficazes. Com o avanço das tecnologias educacionais, surgiram metodologias inovadoras que buscam tornar o ensino mais dinâmico e centrado no aluno. Entre elas, destaca-se a Sequência Didática Interativa (SDI), uma abordagem que promove maior participação ativa dos estudantes e estimula o interesse pelo conteúdo. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da utilização dessas metodologias ativas, especialmente com o apoio do Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística, no desempenho acadêmico e no engajamento dos alunos. A proposta visa contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, eficazes e motivadoras no ensino da matemática, ampliando as possibilidades de aprendizado significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11708_TB7524_29042025135337.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA OLIVEIRA DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "REBEKA OLIVEIRA" "autor_email" => "rebeka.oliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134457 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7524 "inscrito_id" => 11708 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INTERATIVA: A INTEGRAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA" "resumo" => "O ensino de matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico, na resolução de problemas e na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da vida cotidiana. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades significativas na aprendizagem dessa disciplina, o que prejudica seu desempenho escolar e pode limitar suas oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro. Dados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) indicam que uma parcela expressiva dos alunos não domina habilidades matemáticas básicas, comprometendo seu progresso em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Diante desse cenário, é essencial buscar estratégias didáticas mais eficazes. Com o avanço das tecnologias educacionais, surgiram metodologias inovadoras que buscam tornar o ensino mais dinâmico e centrado no aluno. Entre elas, destaca-se a Sequência Didática Interativa (SDI), uma abordagem que promove maior participação ativa dos estudantes e estimula o interesse pelo conteúdo. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da utilização dessas metodologias ativas, especialmente com o apoio do Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística, no desempenho acadêmico e no engajamento dos alunos. A proposta visa contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, eficazes e motivadoras no ensino da matemática, ampliando as possibilidades de aprendizado significativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11708_TB7524_29042025135337.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA OLIVEIRA DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "REBEKA OLIVEIRA" "autor_email" => "rebeka.oliveira@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }