PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134445 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7506 "inscrito_id" => 16102 "titulo" => "PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DERMA, UMA INTERVENÇÃO ARQUITEÔNICA EFÊMERA SITUADA NA PRAÇA DA BÍBLIA, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, ESTRATEGICAMENTE SELECIONADA POR SER PRÓXIMA A VÁRIOS COLÉGIOS PÚBLICOS E DE UMA AVENIDA DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO. A INICIATIVA VISA UTILIZAR A ARQUITETURA COMO LINGUAGEM PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE, A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A RESISTÊNCIA HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESPAÇO FOI PENSADO COMO UM AMBIENTE DE ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE FOMENTAR O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE RACIAL POR MEIO DE INTERVENÇÃO URBANA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INCLUEM: (I) DESENVOLVER UM PROJETO BASEADO EM SÍMBOLOS DE ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO; (II) ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA COMUNIDADE LOCAL; E (III) VALORIZAR MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS PRESENTES NA REGIÃO, COMO O REISADO E O ARTESANATO POPULAR. A METODOLOGIA ADOTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA COMO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. COMPREENDE A PESQUISA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, O ESTUDO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA PROPOSTA ARQUITETÔNICA. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PREVÊ-SE A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DEBATE E RESISTÊNCIA, QUE ESTIMULE A OCUPAÇÃO SIMBÓLICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS, FORTALEÇA A MEMÓRIA COLETIVA E CONTRIBUA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LOCAL. CONCLUI-SE QUE A ARQUITETURA EFÊMERA, ALÉM DE SUA FUNÇÃO ESTÉTICA, PODE ASSUMIR UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS PLURAL E CONSCIENTE DE SUA DIVERSIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16102_TB7506_29042025120855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS EDUARDO MENEZES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DUDU" "autor_email" => "eduardomenezes@aluno.unifapce.edu.br" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134445 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7506 "inscrito_id" => 16102 "titulo" => "PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "resumo" => "O PRESENTE PROJETO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DERMA, UMA INTERVENÇÃO ARQUITEÔNICA EFÊMERA SITUADA NA PRAÇA DA BÍBLIA, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, ESTRATEGICAMENTE SELECIONADA POR SER PRÓXIMA A VÁRIOS COLÉGIOS PÚBLICOS E DE UMA AVENIDA DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO. A INICIATIVA VISA UTILIZAR A ARQUITETURA COMO LINGUAGEM PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE, A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A RESISTÊNCIA HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESPAÇO FOI PENSADO COMO UM AMBIENTE DE ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE FOMENTAR O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE RACIAL POR MEIO DE INTERVENÇÃO URBANA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INCLUEM: (I) DESENVOLVER UM PROJETO BASEADO EM SÍMBOLOS DE ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO; (II) ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA COMUNIDADE LOCAL; E (III) VALORIZAR MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS PRESENTES NA REGIÃO, COMO O REISADO E O ARTESANATO POPULAR. A METODOLOGIA ADOTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA COMO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. COMPREENDE A PESQUISA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, O ESTUDO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA PROPOSTA ARQUITETÔNICA. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PREVÊ-SE A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DEBATE E RESISTÊNCIA, QUE ESTIMULE A OCUPAÇÃO SIMBÓLICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS, FORTALEÇA A MEMÓRIA COLETIVA E CONTRIBUA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LOCAL. CONCLUI-SE QUE A ARQUITETURA EFÊMERA, ALÉM DE SUA FUNÇÃO ESTÉTICA, PODE ASSUMIR UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS PLURAL E CONSCIENTE DE SUA DIVERSIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16102_TB7506_29042025120855.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS EDUARDO MENEZES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DUDU" "autor_email" => "eduardomenezes@aluno.unifapce.edu.br" "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }