Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134445
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7506
    "inscrito_id" => 16102
    "titulo" => "PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE PROJETO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DERMA, UMA INTERVENÇÃO ARQUITEÔNICA EFÊMERA SITUADA NA PRAÇA DA BÍBLIA, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, ESTRATEGICAMENTE SELECIONADA POR SER PRÓXIMA A VÁRIOS COLÉGIOS PÚBLICOS E DE UMA AVENIDA DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO. A INICIATIVA VISA UTILIZAR A ARQUITETURA COMO LINGUAGEM PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE, A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A RESISTÊNCIA HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESPAÇO FOI PENSADO COMO UM AMBIENTE DE ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE FOMENTAR O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE RACIAL POR MEIO DE INTERVENÇÃO URBANA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INCLUEM: (I) DESENVOLVER UM PROJETO BASEADO EM SÍMBOLOS DE ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO; (II) ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA COMUNIDADE LOCAL; E (III) VALORIZAR MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS PRESENTES NA REGIÃO, COMO O REISADO E O ARTESANATO POPULAR. A METODOLOGIA ADOTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA COMO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. COMPREENDE A PESQUISA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, O ESTUDO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA PROPOSTA ARQUITETÔNICA. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PREVÊ-SE A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DEBATE E RESISTÊNCIA, QUE ESTIMULE A OCUPAÇÃO SIMBÓLICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS, FORTALEÇA A MEMÓRIA COLETIVA E CONTRIBUA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LOCAL. CONCLUI-SE QUE A ARQUITETURA EFÊMERA, ALÉM DE SUA FUNÇÃO ESTÉTICA, PODE ASSUMIR UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS PLURAL E CONSCIENTE DE SUA DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16102_TB7506_29042025120855.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS EDUARDO MENEZES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DUDU"
    "autor_email" => "eduardomenezes@aluno.unifapce.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134445
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7506
    "inscrito_id" => 16102
    "titulo" => "PAVILHÃO DERMA: ARQUITETURA EFÊMERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "O PRESENTE PROJETO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DERMA, UMA INTERVENÇÃO ARQUITEÔNICA EFÊMERA SITUADA NA PRAÇA DA BÍBLIA, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, ESTRATEGICAMENTE SELECIONADA POR SER PRÓXIMA A VÁRIOS COLÉGIOS PÚBLICOS E DE UMA AVENIDA DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO. A INICIATIVA VISA UTILIZAR A ARQUITETURA COMO LINGUAGEM PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE, A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A RESISTÊNCIA HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESPAÇO FOI PENSADO COMO UM AMBIENTE DE ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE FOMENTAR O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE RACIAL POR MEIO DE INTERVENÇÃO URBANA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INCLUEM: (I) DESENVOLVER UM PROJETO BASEADO EM SÍMBOLOS DE ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO; (II) ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA COMUNIDADE LOCAL; E (III) VALORIZAR MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS PRESENTES NA REGIÃO, COMO O REISADO E O ARTESANATO POPULAR. A METODOLOGIA ADOTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA COMO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. COMPREENDE A PESQUISA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, O ESTUDO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA PROPOSTA ARQUITETÔNICA. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PREVÊ-SE A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DEBATE E RESISTÊNCIA, QUE ESTIMULE A OCUPAÇÃO SIMBÓLICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS, FORTALEÇA A MEMÓRIA COLETIVA E CONTRIBUA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LOCAL. CONCLUI-SE QUE A ARQUITETURA EFÊMERA, ALÉM DE SUA FUNÇÃO ESTÉTICA, PODE ASSUMIR UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS PLURAL E CONSCIENTE DE SUA DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16102_TB7506_29042025120855.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS EDUARDO MENEZES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DUDU"
    "autor_email" => "eduardomenezes@aluno.unifapce.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE PARAÍSO DO CEARÁ (FAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O PRESENTE PROJETO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DERMA, UMA INTERVENÇÃO ARQUITEÔNICA EFÊMERA SITUADA NA PRAÇA DA BÍBLIA, EM JUAZEIRO DO NORTE-CE, ESTRATEGICAMENTE SELECIONADA POR SER PRÓXIMA A VÁRIOS COLÉGIOS PÚBLICOS E DE UMA AVENIDA DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO. A INICIATIVA VISA UTILIZAR A ARQUITETURA COMO LINGUAGEM PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE, A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A RESISTÊNCIA HISTÓRICA DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESPAÇO FOI PENSADO COMO UM AMBIENTE DE ACOLHIMENTO, REFLEXÃO E VALORIZAÇÃO DAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. COMO OBJETIVO GERAL, BUSCA-SE FOMENTAR O DEBATE SOBRE A ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE RACIAL POR MEIO DE INTERVENÇÃO URBANA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS INCLUEM: (I) DESENVOLVER UM PROJETO BASEADO EM SÍMBOLOS DE ACOLHIMENTO E PERTENCIMENTO; (II) ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE DE TONS DE PELE E A ANCESTRALIDADE NEGRA NA COMUNIDADE LOCAL; E (III) VALORIZAR MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NEGRAS PRESENTES NA REGIÃO, COMO O REISADO E O ARTESANATO POPULAR. A METODOLOGIA ADOTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTRUTURADA COMO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. COMPREENDE A PESQUISA DE REFERÊNCIAS CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS, O ESTUDO DO ESPAÇO URBANO E O DESENVOLVIMENTO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DA PROPOSTA ARQUITETÔNICA. COMO RESULTADOS ESPERADOS, PREVÊ-SE A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE DEBATE E RESISTÊNCIA, QUE ESTIMULE A OCUPAÇÃO SIMBÓLICA DE ESPAÇOS PÚBLICOS, FORTALEÇA A MEMÓRIA COLETIVA E CONTRIBUA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA LOCAL. CONCLUI-SE QUE A ARQUITETURA EFÊMERA, ALÉM DE SUA FUNÇÃO ESTÉTICA, PODE ASSUMIR UM PAPEL ESTRATÉGICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS PLURAL E CONSCIENTE DE SUA DIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.