Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO TÉCNICO DE INFORMÁTICA NO BRASIL E NA CHINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE OS MODELOS EDUCACIONAIS E DESAFIOS CURRICULARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133969
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6784
    "inscrito_id" => 12084
    "titulo" => "O ENSINO TÉCNICO DE INFORMÁTICA NO BRASIL E NA CHINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE OS MODELOS EDUCACIONAIS E DESAFIOS CURRICULARES"
    "resumo" => "Este trabalho investiga a abordagem politécnica no ensino técnico de informática no Brasil e na China, com foco na estruturação e objetivos educacionais dos modelos de Institutos Federais no Brasil e das escolas que ofertam essa modalidade de ensino no país asiático. A pesquisa realiza um mapeamento inicial sobre como ambos os países implementam a abordagem politécnica em seus currículos de informática, explorando suas diretrizes pedagógicas e os desafios e potencialidades de cada modelo. O ensino técnico politécnico visa a formação integral dos alunos, enfatizando a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências técnicas. No Brasil, os Institutos Federais combinam o ensino técnico com a educação básica, oferecendo cursos integrados ao ensino médio, enquanto, na China, as escolas propõe um foco prático e técnico, no contexto de um sistema educacional diverso e que, devido à relevância tecnológica e econômica da china nas primeiras décadas do século XXI merece ser analisado com maior proximidade. A metodologia adotada consiste em análises de documentos oficiais, currículos, e relatórios educacionais dos dois países, além de uma análise de dados sobre a dos resultados de cada modelo. O estudo visa identificar as principais características da abordagem politécnica aplicada ao ensino técnico de informática nos dois países, sem realizar comparações imediatas e descontextualizadas, mas explorando as particularidades de cada sistema educacional. Por fim, os resultados do trabalho fornecem subsídios para que o papel do ensino técnico e profissional no Brasil possa ser colocado sob análise tendo em vista seus objetivos e missões e sua inclusão (ou ausência) em projetos de desenvolvimento industrial e nacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12084_TB6784_08042025225048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE PERES ARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.arias@ifpr.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133969
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6784
    "inscrito_id" => 12084
    "titulo" => "O ENSINO TÉCNICO DE INFORMÁTICA NO BRASIL E NA CHINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE OS MODELOS EDUCACIONAIS E DESAFIOS CURRICULARES"
    "resumo" => "Este trabalho investiga a abordagem politécnica no ensino técnico de informática no Brasil e na China, com foco na estruturação e objetivos educacionais dos modelos de Institutos Federais no Brasil e das escolas que ofertam essa modalidade de ensino no país asiático. A pesquisa realiza um mapeamento inicial sobre como ambos os países implementam a abordagem politécnica em seus currículos de informática, explorando suas diretrizes pedagógicas e os desafios e potencialidades de cada modelo. O ensino técnico politécnico visa a formação integral dos alunos, enfatizando a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências técnicas. No Brasil, os Institutos Federais combinam o ensino técnico com a educação básica, oferecendo cursos integrados ao ensino médio, enquanto, na China, as escolas propõe um foco prático e técnico, no contexto de um sistema educacional diverso e que, devido à relevância tecnológica e econômica da china nas primeiras décadas do século XXI merece ser analisado com maior proximidade. A metodologia adotada consiste em análises de documentos oficiais, currículos, e relatórios educacionais dos dois países, além de uma análise de dados sobre a dos resultados de cada modelo. O estudo visa identificar as principais características da abordagem politécnica aplicada ao ensino técnico de informática nos dois países, sem realizar comparações imediatas e descontextualizadas, mas explorando as particularidades de cada sistema educacional. Por fim, os resultados do trabalho fornecem subsídios para que o papel do ensino técnico e profissional no Brasil possa ser colocado sob análise tendo em vista seus objetivos e missões e sua inclusão (ou ausência) em projetos de desenvolvimento industrial e nacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12084_TB6784_08042025225048.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE PERES ARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE"
    "autor_email" => "alexandre.arias@ifpr.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga a abordagem politécnica no ensino técnico de informática no Brasil e na China, com foco na estruturação e objetivos educacionais dos modelos de Institutos Federais no Brasil e das escolas que ofertam essa modalidade de ensino no país asiático. A pesquisa realiza um mapeamento inicial sobre como ambos os países implementam a abordagem politécnica em seus currículos de informática, explorando suas diretrizes pedagógicas e os desafios e potencialidades de cada modelo. O ensino técnico politécnico visa a formação integral dos alunos, enfatizando a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências técnicas. No Brasil, os Institutos Federais combinam o ensino técnico com a educação básica, oferecendo cursos integrados ao ensino médio, enquanto, na China, as escolas propõe um foco prático e técnico, no contexto de um sistema educacional diverso e que, devido à relevância tecnológica e econômica da china nas primeiras décadas do século XXI merece ser analisado com maior proximidade. A metodologia adotada consiste em análises de documentos oficiais, currículos, e relatórios educacionais dos dois países, além de uma análise de dados sobre a dos resultados de cada modelo. O estudo visa identificar as principais características da abordagem politécnica aplicada ao ensino técnico de informática nos dois países, sem realizar comparações imediatas e descontextualizadas, mas explorando as particularidades de cada sistema educacional. Por fim, os resultados do trabalho fornecem subsídios para que o papel do ensino técnico e profissional no Brasil possa ser colocado sob análise tendo em vista seus objetivos e missões e sua inclusão (ou ausência) em projetos de desenvolvimento industrial e nacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.