Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134425
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7468
    "inscrito_id" => 5853
    "titulo" => "PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Proximidade Espontânea Socioacadêmica (PROESA) refere-se aos vínculos informais que são construídos a partir das interações entre alunos e entre alunos e professores, originando-se de experiências compartilhadas e desafios comuns no contexto acadêmico. Esses vínculos tecem, no espaço da convivência, um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a ética do cuidado, com base nas contribuições de Martin Heidegger e Leonardo Boff, pode contribuir para a nutrição e fortalecimento dessas proximidades. Trata-se de um ensaio teórico com abordagem metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que articula as concepções de cuidado dos autores supracitados, a articulação com a ética e as proximidades socioacadêmicas conforme propostas por Carmo, Josuel e Souza (2023). A partir da análise teórico-analítica tem-se que, ao integrar as visões de Heidegger e Boff sobre o cuidado, é possível compreender a formação de uma ética do cuidado que favorece a manutenção das relações socioacadêmicas. Conclui-se que essa ética, fundamentada no acolhimento, no reconhecimento do outro e na responsabilidade compartilhada, é essencial para o fortalecimento dos vínculos formados nas interações entre alunos e professores. Destarte, a ética do cuidado contribui para a sustentação de ambientes acadêmicos colaborativos e solidários, fundamentais para a integração dos estudantes e para o desenvolvimento de uma rede de apoio que favorece a persistência estudantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5853_TB7468_29042025074834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134425
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7468
    "inscrito_id" => 5853
    "titulo" => "PROXIMIDADES ESPONTÂNEAS SOCIOACADÊMICAS: UM ENSAIO SOBRE A ÉTICA DO CUIDADO NA MANUTENÇÃO DAS RELAÇÕES ALUNO-ALUNO NO MUNDO DA VIDA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Proximidade Espontânea Socioacadêmica (PROESA) refere-se aos vínculos informais que são construídos a partir das interações entre alunos e entre alunos e professores, originando-se de experiências compartilhadas e desafios comuns no contexto acadêmico. Esses vínculos tecem, no espaço da convivência, um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a ética do cuidado, com base nas contribuições de Martin Heidegger e Leonardo Boff, pode contribuir para a nutrição e fortalecimento dessas proximidades. Trata-se de um ensaio teórico com abordagem metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que articula as concepções de cuidado dos autores supracitados, a articulação com a ética e as proximidades socioacadêmicas conforme propostas por Carmo, Josuel e Souza (2023). A partir da análise teórico-analítica tem-se que, ao integrar as visões de Heidegger e Boff sobre o cuidado, é possível compreender a formação de uma ética do cuidado que favorece a manutenção das relações socioacadêmicas. Conclui-se que essa ética, fundamentada no acolhimento, no reconhecimento do outro e na responsabilidade compartilhada, é essencial para o fortalecimento dos vínculos formados nas interações entre alunos e professores. Destarte, a ética do cuidado contribui para a sustentação de ambientes acadêmicos colaborativos e solidários, fundamentais para a integração dos estudantes e para o desenvolvimento de uma rede de apoio que favorece a persistência estudantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5853_TB7468_29042025074834.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA VALERIOTE DE OLIVEIRA COELHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacvaleriote@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Proximidade Espontânea Socioacadêmica (PROESA) refere-se aos vínculos informais que são construídos a partir das interações entre alunos e entre alunos e professores, originando-se de experiências compartilhadas e desafios comuns no contexto acadêmico. Esses vínculos tecem, no espaço da convivência, um ambiente de aprendizagem colaborativo e acolhedor. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a ética do cuidado, com base nas contribuições de Martin Heidegger e Leonardo Boff, pode contribuir para a nutrição e fortalecimento dessas proximidades. Trata-se de um ensaio teórico com abordagem metodológica pautada em uma revisão bibliográfica que articula as concepções de cuidado dos autores supracitados, a articulação com a ética e as proximidades socioacadêmicas conforme propostas por Carmo, Josuel e Souza (2023). A partir da análise teórico-analítica tem-se que, ao integrar as visões de Heidegger e Boff sobre o cuidado, é possível compreender a formação de uma ética do cuidado que favorece a manutenção das relações socioacadêmicas. Conclui-se que essa ética, fundamentada no acolhimento, no reconhecimento do outro e na responsabilidade compartilhada, é essencial para o fortalecimento dos vínculos formados nas interações entre alunos e professores. Destarte, a ética do cuidado contribui para a sustentação de ambientes acadêmicos colaborativos e solidários, fundamentais para a integração dos estudantes e para o desenvolvimento de uma rede de apoio que favorece a persistência estudantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.