EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ÓTICA DA DECOLONIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA DISCIPLINA ETNOMATEMÁTICA DA UFPE-CAA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134388 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7415 "inscrito_id" => 1288 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ÓTICA DA DECOLONIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA DISCIPLINA ETNOMATEMÁTICA DA UFPE-CAA" "resumo" => "Este relato é proveniente das experiências vivenciadas na disciplina eletiva Etnomatemática: perspectivas e desafios, ofertada pelo curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). A disciplina destaca-se pela inovação no âmbito da educação matemática, estimulando novas abordagens e desafiando paradigmas tradicionais que associam a matemática apenas a cálculos complexos. Durante o curso, foram exploradas discussões sob a ótica de uma educação matemática multicultural, ampliando horizontes na sala de aula e promovendo uma matemática mais acessível e descomplicada. Nesse contexto, sabedorias africanas foram integradas como fontes legítimas de conhecimento, valorizando práticas multiculturais desenvolvidas em diversas culturas. A presença desses saberes desafia a visão tradicional eurocêntrica, reconhecendo que a matemática não pertence apenas à perspectiva ocidental, mas manifesta-se de diversas formas, como nas tradições africanas, ricas em simbolismo e geometria. A partir dessas discussões, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como a confecção de símbolos adinkras com isopor e tintas, utilizando a técnica de xilogravura. Além de enriquecer culturalmente, esses símbolos ilustram como arte, cultura e matemática se entrelaçam nas tradições africanas. Também confeccionamos uma gola de caboclo de lança, incorporando elementos geométricos, exemplificando como a etnomatemática transforma a percepção e o ensino da matemática, tocando nos sentidos por trás desses símbolos. Essas práticas materializam princípios de decolonialidade, ao promover a superação do colonialismo no currículo escolar. Além do mais, foram realizadas atividades de pesquisa, como um debate circular de conversa a partir de grupos de pesquisa em etnomatemática e pesquisadores da educação matemática. A iniciativa promove uma educação mais inclusiva, contextualizada e alinhada a diferentes epistemologias. Assim, reafirmamos a importância de reconhecer e integrar saberes plurais na construção de uma matemática mais crítica, humana e comprometida com a diversidade cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1288_TB7415_28042025205511.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CÉSAR DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bruno César" "autor_email" => "bruno.csalves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134388 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7415 "inscrito_id" => 1288 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ÓTICA DA DECOLONIALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA DISCIPLINA ETNOMATEMÁTICA DA UFPE-CAA" "resumo" => "Este relato é proveniente das experiências vivenciadas na disciplina eletiva Etnomatemática: perspectivas e desafios, ofertada pelo curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). A disciplina destaca-se pela inovação no âmbito da educação matemática, estimulando novas abordagens e desafiando paradigmas tradicionais que associam a matemática apenas a cálculos complexos. Durante o curso, foram exploradas discussões sob a ótica de uma educação matemática multicultural, ampliando horizontes na sala de aula e promovendo uma matemática mais acessível e descomplicada. Nesse contexto, sabedorias africanas foram integradas como fontes legítimas de conhecimento, valorizando práticas multiculturais desenvolvidas em diversas culturas. A presença desses saberes desafia a visão tradicional eurocêntrica, reconhecendo que a matemática não pertence apenas à perspectiva ocidental, mas manifesta-se de diversas formas, como nas tradições africanas, ricas em simbolismo e geometria. A partir dessas discussões, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como a confecção de símbolos adinkras com isopor e tintas, utilizando a técnica de xilogravura. Além de enriquecer culturalmente, esses símbolos ilustram como arte, cultura e matemática se entrelaçam nas tradições africanas. Também confeccionamos uma gola de caboclo de lança, incorporando elementos geométricos, exemplificando como a etnomatemática transforma a percepção e o ensino da matemática, tocando nos sentidos por trás desses símbolos. Essas práticas materializam princípios de decolonialidade, ao promover a superação do colonialismo no currículo escolar. Além do mais, foram realizadas atividades de pesquisa, como um debate circular de conversa a partir de grupos de pesquisa em etnomatemática e pesquisadores da educação matemática. A iniciativa promove uma educação mais inclusiva, contextualizada e alinhada a diferentes epistemologias. Assim, reafirmamos a importância de reconhecer e integrar saberes plurais na construção de uma matemática mais crítica, humana e comprometida com a diversidade cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1288_TB7415_28042025205511.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CÉSAR DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bruno César" "autor_email" => "bruno.csalves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }