A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONEXÕES E RUPTURAS COM A PRÁTICA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134251 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7195 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONEXÕES E RUPTURAS COM A PRÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "A formação continuada de professores representa um espaço essencial de desenvolvimento profissional, mas frequentemente revela um tenso distanciamento entre os saberes produzidos nesses processos formativos e as exigências concretas da prática em sala de aula. Este artigo busca compreender como se configura esse tensionamento entre formação continuada e prática docente, destacando os desafios enfrentados pelos professores na transposição dos conteúdos formativos para o cotidiano escolar. O objetivo é analisar como a formação continuada promovida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza dialoga (ou não) com as realidades pedagógicas vivenciadas pelos docentes dos anos finais, identificando os fatores que dificultam a apropriação efetiva dos saberes teóricos e metodológicos trabalhados nas formações. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Tardif (2002), que discute os saberes da prática docente, e Nóvoa (1995), ao tratar da importância da profissionalização docente a partir da construção de uma identidade ancorada na experiência e na reflexão crítica. Também se recorre a Imbernón (2010), ao destacar que a formação continuada precisa estar articulada às necessidades reais do professor e da escola, superando modelos fragmentados e descontextualizados. Os dados preliminares apontam que, embora os professores reconheçam a importância da formação continuada, muitos relatam dificuldades em aplicar os conhecimentos adquiridos, seja por falta de tempo, apoio institucional ou inadequação dos conteúdos à realidade escolar. Observa-se, assim, um desalinhamento entre o que é proposto nos cursos e o que é viável implementar na prática. Conclui-se, ainda que de forma parcial, que a superação desse tensionamento demanda formações mais dialógicas, situadas e construídas coletivamente, a partir das experiências e desafios concretos do chão da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID176_TB7195_23042025142015.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MAGNO GOMES" "autor_email" => "magnomsg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134251 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7195 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: CONEXÕES E RUPTURAS COM A PRÁTICA ESCOLAR" "resumo" => "A formação continuada de professores representa um espaço essencial de desenvolvimento profissional, mas frequentemente revela um tenso distanciamento entre os saberes produzidos nesses processos formativos e as exigências concretas da prática em sala de aula. Este artigo busca compreender como se configura esse tensionamento entre formação continuada e prática docente, destacando os desafios enfrentados pelos professores na transposição dos conteúdos formativos para o cotidiano escolar. O objetivo é analisar como a formação continuada promovida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza dialoga (ou não) com as realidades pedagógicas vivenciadas pelos docentes dos anos finais, identificando os fatores que dificultam a apropriação efetiva dos saberes teóricos e metodológicos trabalhados nas formações. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Tardif (2002), que discute os saberes da prática docente, e Nóvoa (1995), ao tratar da importância da profissionalização docente a partir da construção de uma identidade ancorada na experiência e na reflexão crítica. Também se recorre a Imbernón (2010), ao destacar que a formação continuada precisa estar articulada às necessidades reais do professor e da escola, superando modelos fragmentados e descontextualizados. Os dados preliminares apontam que, embora os professores reconheçam a importância da formação continuada, muitos relatam dificuldades em aplicar os conhecimentos adquiridos, seja por falta de tempo, apoio institucional ou inadequação dos conteúdos à realidade escolar. Observa-se, assim, um desalinhamento entre o que é proposto nos cursos e o que é viável implementar na prática. Conclui-se, ainda que de forma parcial, que a superação desse tensionamento demanda formações mais dialógicas, situadas e construídas coletivamente, a partir das experiências e desafios concretos do chão da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID176_TB7195_23042025142015.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGNO DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "MAGNO GOMES" "autor_email" => "magnomsg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }