Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ASTRONOMIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO NO ENSINO ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134147
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7037
    "inscrito_id" => 12459
    "titulo" => "A ASTRONOMIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO NO ENSINO ESCOLAR."
    "resumo" => "O estudo trás o debate e compreendimento dos benefícios da utilização da tecnologia como forma de ensino dentro do campo escolar, além de retratar e levantar a importância de ensinar astronomia dentro das aulas de geografia. A sociedade avançou com os meios e ferramentas tecnológicas, no ambiente escolar, e ainda está precisando de incentivos, para o desenvolvimento de atividades utilizando, como por exemplo, filmes, internet, computadores e smartphones, podendo ser levados para a sala de aula, modificando as práticas lineares para as não lineares. Portanto, esta pesquisa é de cunho qualitativo, pois para nós o importante é buscar percepções dos discentes, quanto ao entendimento do uso da tecnologia nas aulas de Geografia. Dessa forma, direcionamos práticas com os softwares de smartphones conhecidos como Stellarium, Google Maps e Google Moon, por possuírem capacidade de trabalhar os conteúdos da Astronomia, em uma turma de 6 º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, os alunos se envolveram nas atividades propostas utilizando seus smartphones o que tornou a aula interessante. Existe uma grande dificuldade na difusão da astronomia dentro do campo educacional e acadêmico, como apontam pesquisas, pouco é divulgado sobre a astronomia nas escolas e nas universidades, e existe meios de chegarmos a um nível desejável para abordar a astronomia nas escolas. E esse trabalho nos mostrará meios de desenvolver e incentivar o interesse dos alunos sobre o tema da astronomia dentro da sala de aula. O uso da tecnologia e dessas ferramentas tem sido amplamente debatido dentro da educação, assim como também em outras áreas, com o propósito de potencializar o desenvolvimento do trabalho. É notável para os profissionais da educação, o aparente desinteresse dos alunos pelo modelo de educação tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12459_TB7037_08042025235439.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON TOMAZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edson tomaz"
    "autor_email" => "edson.geografiaprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134147
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7037
    "inscrito_id" => 12459
    "titulo" => "A ASTRONOMIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: A TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO NO ENSINO ESCOLAR."
    "resumo" => "O estudo trás o debate e compreendimento dos benefícios da utilização da tecnologia como forma de ensino dentro do campo escolar, além de retratar e levantar a importância de ensinar astronomia dentro das aulas de geografia. A sociedade avançou com os meios e ferramentas tecnológicas, no ambiente escolar, e ainda está precisando de incentivos, para o desenvolvimento de atividades utilizando, como por exemplo, filmes, internet, computadores e smartphones, podendo ser levados para a sala de aula, modificando as práticas lineares para as não lineares. Portanto, esta pesquisa é de cunho qualitativo, pois para nós o importante é buscar percepções dos discentes, quanto ao entendimento do uso da tecnologia nas aulas de Geografia. Dessa forma, direcionamos práticas com os softwares de smartphones conhecidos como Stellarium, Google Maps e Google Moon, por possuírem capacidade de trabalhar os conteúdos da Astronomia, em uma turma de 6 º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, os alunos se envolveram nas atividades propostas utilizando seus smartphones o que tornou a aula interessante. Existe uma grande dificuldade na difusão da astronomia dentro do campo educacional e acadêmico, como apontam pesquisas, pouco é divulgado sobre a astronomia nas escolas e nas universidades, e existe meios de chegarmos a um nível desejável para abordar a astronomia nas escolas. E esse trabalho nos mostrará meios de desenvolver e incentivar o interesse dos alunos sobre o tema da astronomia dentro da sala de aula. O uso da tecnologia e dessas ferramentas tem sido amplamente debatido dentro da educação, assim como também em outras áreas, com o propósito de potencializar o desenvolvimento do trabalho. É notável para os profissionais da educação, o aparente desinteresse dos alunos pelo modelo de educação tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12459_TB7037_08042025235439.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON TOMAZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edson tomaz"
    "autor_email" => "edson.geografiaprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo trás o debate e compreendimento dos benefícios da utilização da tecnologia como forma de ensino dentro do campo escolar, além de retratar e levantar a importância de ensinar astronomia dentro das aulas de geografia. A sociedade avançou com os meios e ferramentas tecnológicas, no ambiente escolar, e ainda está precisando de incentivos, para o desenvolvimento de atividades utilizando, como por exemplo, filmes, internet, computadores e smartphones, podendo ser levados para a sala de aula, modificando as práticas lineares para as não lineares. Portanto, esta pesquisa é de cunho qualitativo, pois para nós o importante é buscar percepções dos discentes, quanto ao entendimento do uso da tecnologia nas aulas de Geografia. Dessa forma, direcionamos práticas com os softwares de smartphones conhecidos como Stellarium, Google Maps e Google Moon, por possuírem capacidade de trabalhar os conteúdos da Astronomia, em uma turma de 6 º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, os alunos se envolveram nas atividades propostas utilizando seus smartphones o que tornou a aula interessante. Existe uma grande dificuldade na difusão da astronomia dentro do campo educacional e acadêmico, como apontam pesquisas, pouco é divulgado sobre a astronomia nas escolas e nas universidades, e existe meios de chegarmos a um nível desejável para abordar a astronomia nas escolas. E esse trabalho nos mostrará meios de desenvolver e incentivar o interesse dos alunos sobre o tema da astronomia dentro da sala de aula. O uso da tecnologia e dessas ferramentas tem sido amplamente debatido dentro da educação, assim como também em outras áreas, com o propósito de potencializar o desenvolvimento do trabalho. É notável para os profissionais da educação, o aparente desinteresse dos alunos pelo modelo de educação tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.