EDUCAR PARA TRANSFORMAR: JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA
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Com base em referenciais como Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos, Enrique Leff e Henrique Vieira — este último com importantes contribuições sobre justiça social, fé e ecologia —, o projeto integrou saberes interdisciplinares, conectando os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Geografia e Ciências em ações educativas que valorizam a leitura crítica do mundo. Durante o processo, os alunos participaram de rodas de conversa, análise de reportagens, exibição de documentários e produção de cartazes, poemas e crônicas abordando temas ambientais e sociais. As atividades incentivaram a empatia, a responsabilidade coletiva e o protagonismo estudantil. Ressalta-se que os resultados evidenciaram o desenvolvimento do senso crítico, a ampliação do repertório sociocultural e o fortalecimento da consciência ecológica. A culminância do projeto deu-se por meio de uma feira socioambiental com exposições interativas, destacando o engajamento da comunidade escolar em prol da sustentabilidade e da justiça social. Destaca-se ainda, que a proposta revelou-se transformadora ao despertar nos jovens a consciência cidadã e ecológica, promovendo o envolvimento ativo com questões urgentes do nosso tempo. Dessa forma, reafirma-se a escola como espaço essencial para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável." 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