A COR QUE LHE RESTOU: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE MINICONTOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131728 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3723 "inscrito_id" => 1993 "titulo" => "A COR QUE LHE RESTOU: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE MINICONTOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "Ao refletir a ação do ensino e trabalho com a leitura de minicontos no contexto das aulas de sociologia, é sabido que muitos alunos enfrentam dificuldades nesse processo, o que frequentemente os leva a evitar a leitura devido à percepção de que é uma atividade cansativa e monótona, além de que na maioria das vezes a leitura quase nunca é tida como uma atividade prazerosa de fazer em sala de aula, porque na grande maioria das vezes, os alunos se valem, do “Ctrl C e o Ctrl V”. A realização das atividades com as leituras de minicontos nas aulas de Sociologia se constitui em novidade e desperta surpresa entre os alunos. Por esses motivos, é de extrema importância dedicar-se ao trabalho com a leitura dos minicontos como um importante na busca ativa de promover nos alunos estímulos para se engajem na prática da leitura com vontade de querer fazer e participar da construção da aula, para se tornarem leitores independentes e críticos da própria realidade social. A ação educacional da escola, aliada à disseminação da escrita como um meio socialmente aceito para compartilhar informações e ao avanço das técnicas de impressão, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a leitura (Zilberman, 1999, p. 41). Portanto, o presente trabalho buscar refletir sobre a necessidade de se trabalhar o miniconto em sala de aula, já que favorece a prática de leitura e escrita dos/as estudantes, Para tanto, este estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão da literatura relacionada à temática abordada, tomando como base os aportes teóricos de Lagmanovich (2009), Rodrigues, Souza, Souza (2013) Gonzaga (2007), e Spalding (2011). Os resultados deste estudo sinalizam para o fato de que há uma escassez de literatura sobre o miniconto e que a maioria dos componetes curriculares não desenvolvem atividades que incorporem a leitura dos minicontos no ambiente da sala de aula, com o intento de formar leitores proficientes e participativos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1993_TB3723_22042025215341.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLING DE LIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Darling de Lira" "autor_email" => "darli.lira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131728 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3723 "inscrito_id" => 1993 "titulo" => "A COR QUE LHE RESTOU: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE MINICONTOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "Ao refletir a ação do ensino e trabalho com a leitura de minicontos no contexto das aulas de sociologia, é sabido que muitos alunos enfrentam dificuldades nesse processo, o que frequentemente os leva a evitar a leitura devido à percepção de que é uma atividade cansativa e monótona, além de que na maioria das vezes a leitura quase nunca é tida como uma atividade prazerosa de fazer em sala de aula, porque na grande maioria das vezes, os alunos se valem, do “Ctrl C e o Ctrl V”. A realização das atividades com as leituras de minicontos nas aulas de Sociologia se constitui em novidade e desperta surpresa entre os alunos. Por esses motivos, é de extrema importância dedicar-se ao trabalho com a leitura dos minicontos como um importante na busca ativa de promover nos alunos estímulos para se engajem na prática da leitura com vontade de querer fazer e participar da construção da aula, para se tornarem leitores independentes e críticos da própria realidade social. A ação educacional da escola, aliada à disseminação da escrita como um meio socialmente aceito para compartilhar informações e ao avanço das técnicas de impressão, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a leitura (Zilberman, 1999, p. 41). Portanto, o presente trabalho buscar refletir sobre a necessidade de se trabalhar o miniconto em sala de aula, já que favorece a prática de leitura e escrita dos/as estudantes, Para tanto, este estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão da literatura relacionada à temática abordada, tomando como base os aportes teóricos de Lagmanovich (2009), Rodrigues, Souza, Souza (2013) Gonzaga (2007), e Spalding (2011). Os resultados deste estudo sinalizam para o fato de que há uma escassez de literatura sobre o miniconto e que a maioria dos componetes curriculares não desenvolvem atividades que incorporem a leitura dos minicontos no ambiente da sala de aula, com o intento de formar leitores proficientes e participativos na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1993_TB3723_22042025215341.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLING DE LIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Darling de Lira" "autor_email" => "darli.lira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }