Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COR QUE LHE RESTOU: UMA PROPOSTA DE LEITURA DE MINICONTOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao refletir a ação do ensino e trabalho com a leitura de minicontos no contexto das aulas de sociologia, é sabido que muitos alunos enfrentam dificuldades nesse processo, o que frequentemente os leva a evitar a leitura devido à percepção de que é uma atividade cansativa e monótona, além de que na maioria das vezes a leitura quase nunca é tida como uma atividade prazerosa de fazer em sala de aula, porque na grande maioria das vezes, os alunos se valem, do “Ctrl C e o Ctrl V”. A realização das atividades com as leituras de minicontos nas aulas de Sociologia se constitui em novidade e desperta surpresa entre os alunos. Por esses motivos, é de extrema importância dedicar-se ao trabalho com a leitura dos minicontos como um importante na busca ativa de promover nos alunos estímulos para se engajem na prática da leitura com vontade de querer fazer e participar da construção da aula, para se tornarem leitores independentes e críticos da própria realidade social. A ação educacional da escola, aliada à disseminação da escrita como um meio socialmente aceito para compartilhar informações e ao avanço das técnicas de impressão, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que valoriza a leitura (Zilberman, 1999, p. 41). Portanto, o presente trabalho buscar refletir sobre a necessidade de se trabalhar o miniconto em sala de aula, já que favorece a prática de leitura e escrita dos/as estudantes, Para tanto, este estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão da literatura relacionada à temática abordada, tomando como base os aportes teóricos de Lagmanovich (2009), Rodrigues, Souza, Souza (2013) Gonzaga (2007), e Spalding (2011). Os resultados deste estudo sinalizam para o fato de que há uma escassez de literatura sobre o miniconto e que a maioria dos componetes curriculares não desenvolvem atividades que incorporem a leitura dos minicontos no ambiente da sala de aula, com o intento de formar leitores proficientes e participativos na sociedade.

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