O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6952 "inscrito_id" => 1680 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir maneiras de promover o aprendizado de Língua Inglesa (LI) junto com adolescentes de uma escola pública do interior de Pernambuco utilizando alguns gêneros textuais como anúncio, receitas, propagandas e campanhas de conscientização para um ensino de Língua Inglesa integrativo. A proposta visa um ensino integrativo da LI, que dialogue com outras áreas de conhecimento e com a realidade dos estudantes. Para isso, com base nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a nova matriz de ensino de Língua Inglesa buscou-se desenvolver habilidades para que os discentes pudessem atuar como cidadãos globais desenvolvendo não apenas suas habilidades linguísticas, mas também socioemocionais incorporando o uso de gêneros textuais para o desenvolvimento da Língua Inglesa e de outras disciplinas. No campo teórico, o trabalho se apoia nas contribuições de Lightbown e Spalda (1998), no que tange à aquisição de segunda língua, e de Woodward (2009), com foco na elaboração de sequências didáticas que integrem múltiplas áreas ao saber. A proposta mostrou-se eficaz ao estimular o protagonismo estudantil e promover uma aprendizagem significativa. Além disso, o uso de gêneros textuais contribuiu diretamente para o desenvolvimento de habilidades como a oralidade (speaking) e o pensamento crítico (critical thinking), essenciais na formação integral dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1680_TB6952_08042025233631.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ALEXANDRE NAZÁRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Matheus Nazário" "autor_email" => "matheusnazario2011@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134093 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6952 "inscrito_id" => 1680 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO" "resumo" => "Este artigo objetiva discutir maneiras de promover o aprendizado de Língua Inglesa (LI) junto com adolescentes de uma escola pública do interior de Pernambuco utilizando alguns gêneros textuais como anúncio, receitas, propagandas e campanhas de conscientização para um ensino de Língua Inglesa integrativo. A proposta visa um ensino integrativo da LI, que dialogue com outras áreas de conhecimento e com a realidade dos estudantes. Para isso, com base nos documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a nova matriz de ensino de Língua Inglesa buscou-se desenvolver habilidades para que os discentes pudessem atuar como cidadãos globais desenvolvendo não apenas suas habilidades linguísticas, mas também socioemocionais incorporando o uso de gêneros textuais para o desenvolvimento da Língua Inglesa e de outras disciplinas. No campo teórico, o trabalho se apoia nas contribuições de Lightbown e Spalda (1998), no que tange à aquisição de segunda língua, e de Woodward (2009), com foco na elaboração de sequências didáticas que integrem múltiplas áreas ao saber. A proposta mostrou-se eficaz ao estimular o protagonismo estudantil e promover uma aprendizagem significativa. Além disso, o uso de gêneros textuais contribuiu diretamente para o desenvolvimento de habilidades como a oralidade (speaking) e o pensamento crítico (critical thinking), essenciais na formação integral dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1680_TB6952_08042025233631.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS ALEXANDRE NAZÁRIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Matheus Nazário" "autor_email" => "matheusnazario2011@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }