ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INOVADORA E INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133945 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6753 "inscrito_id" => 12051 "titulo" => "ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INOVADORA E INCLUSIVA" "resumo" => "O objetivo da educação científica na educação básica é oferecer subsídios para a participação crítica e consciente dos indivíduos na sociedade. Embora o ensino de ciências esteja sendo debatido com mais intensidade à luz de mudanças climáticas, ainda são diversos os desafios enfrentados para a sua execução. Compreende-se que não se cabe mais um ensino de ciências baseado na simples transmissão de conteúdos, frequentemente fragmentados e descontextualizados. A construção do conhecimento científico deve ser feita a partir da oferta de conhecimentos relacionados às práticas próprias da investigação científica. Embora muitos desafios precisem ser transpostos e exista a necessidade de investimentos na área, uma das peças fundamentais para a oferta de uma educação científica de qualidade está na formação de professores. O presente trabalho é resultado de discussões vividas na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que permitiram à futura docente empregar práticas inovadoras em regime de colaboração com a professora supervisora da escola concedente. Com base nas pesquisas da área sobre ensino, didática e inclusão, foram aplicadas atividades para duas turmas de 9° ano de uma escola de ensino fundamental em João Pessoa - PB. A primeira atividade foi a extração de DNA humano, usando materiais de baixo custo, com o intuito de simular um laboratório dentro da sala de aula e proporcionar que os alunos realizassem os experimentos, discutindo os resultados ao final da atividade e revisando conceitos básicos de genética, como cromossomos, DNA, genes e alelos. A segunda foi a criação de fenótipos para “minions”, personagem infantil popularmente conhecido pelo filme “Meu Malvado Favorito”, a partir da combinação genotípica, e usando a probabilidade genética para execução da atividade. Ambas proporcionaram envolvimento dos estudantes com o conteúdo, permitindo o desenvolvimento de habilidades investigativas e despertando maior interesse pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12051_TB6753_08042025224119.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DO CARMO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA FERREIRA" "autor_email" => "brunadcf3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133945 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6753 "inscrito_id" => 12051 "titulo" => "ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INOVADORA E INCLUSIVA" "resumo" => "O objetivo da educação científica na educação básica é oferecer subsídios para a participação crítica e consciente dos indivíduos na sociedade. Embora o ensino de ciências esteja sendo debatido com mais intensidade à luz de mudanças climáticas, ainda são diversos os desafios enfrentados para a sua execução. Compreende-se que não se cabe mais um ensino de ciências baseado na simples transmissão de conteúdos, frequentemente fragmentados e descontextualizados. A construção do conhecimento científico deve ser feita a partir da oferta de conhecimentos relacionados às práticas próprias da investigação científica. Embora muitos desafios precisem ser transpostos e exista a necessidade de investimentos na área, uma das peças fundamentais para a oferta de uma educação científica de qualidade está na formação de professores. O presente trabalho é resultado de discussões vividas na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, que permitiram à futura docente empregar práticas inovadoras em regime de colaboração com a professora supervisora da escola concedente. Com base nas pesquisas da área sobre ensino, didática e inclusão, foram aplicadas atividades para duas turmas de 9° ano de uma escola de ensino fundamental em João Pessoa - PB. A primeira atividade foi a extração de DNA humano, usando materiais de baixo custo, com o intuito de simular um laboratório dentro da sala de aula e proporcionar que os alunos realizassem os experimentos, discutindo os resultados ao final da atividade e revisando conceitos básicos de genética, como cromossomos, DNA, genes e alelos. A segunda foi a criação de fenótipos para “minions”, personagem infantil popularmente conhecido pelo filme “Meu Malvado Favorito”, a partir da combinação genotípica, e usando a probabilidade genética para execução da atividade. Ambas proporcionaram envolvimento dos estudantes com o conteúdo, permitindo o desenvolvimento de habilidades investigativas e despertando maior interesse pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12051_TB6753_08042025224119.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DO CARMO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA FERREIRA" "autor_email" => "brunadcf3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }