DOMINÓ DA MEGAFAUNA MARINHA: UM MERGULHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133888 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6672 "inscrito_id" => 14551 "titulo" => "DOMINÓ DA MEGAFAUNA MARINHA: UM MERGULHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Animais marinhos são organismos que vivem total ou parcialmente em ecossistemas aquáticos salinos. Esses animais são responsáveis por serviços ecossistemicos como fertilização dos oceanos, ciclagem de nutrientes e serviços de provisão. Apesar de sua importância ecológica, esses organismos sofrem impactos como pesca predatória, poluição dos mares e destruição de habitats. Nesse contexto, a educação ambiental é fundamental para combater a supressão de espécies marinhas e seus ecossistemas, promovendo mudanças comportamentais, pressão por políticas públicas e valorização dos serviços ecossistêmicos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo aplicar uma sequência didática com apresentação expositiva sobre animais da megafauna marinha e sua conservação, seguida de um Game-Based-Learning (metodologia baseada em jogos) construído a partir da dinâmica de um dominó ecológico. Para isso, uma apresentação sobre os representantes trabalhados foi criada de maneira lúdica e descontraída para trabalhar a sensibilização ambiental. Para o dominó, os números foram substituídos por seis representantes da megafauna marinha presentes no nordeste brasileiro (golfinho, tartaruga-verde, peixe-boi-marinho, albatroz, tubarão-baleia e baleia-jubarte). O trabalho está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente ao eixo de Ciências da Natureza, que no Ensino Fundamental propõe o desenvolvimento de habilidades relacionadas à observação e compreensão dos seres vivos, suas características e interações com o ambiente (EF03CI01 e EF03CI02). A sequência didática foi aplicada em alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Mossoró/RN. Como resultado, pode-se perceber que a aplicação evidenciou o engajamento dos alunos e favoreceu a aprendizagem, ao integrar conteúdos científicos, ludicidade e sensibilização ambiental no contexto escolar. A metodologia aplicada pôde se demonstrar como um tipo de educação ambiental prática, acessível e significativa, conectando a realidade local a realidades globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14551_TB6672_08042025222052.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS VINICIUS FAUSTINO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "proflucasfaustino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133888 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6672 "inscrito_id" => 14551 "titulo" => "DOMINÓ DA MEGAFAUNA MARINHA: UM MERGULHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Animais marinhos são organismos que vivem total ou parcialmente em ecossistemas aquáticos salinos. Esses animais são responsáveis por serviços ecossistemicos como fertilização dos oceanos, ciclagem de nutrientes e serviços de provisão. Apesar de sua importância ecológica, esses organismos sofrem impactos como pesca predatória, poluição dos mares e destruição de habitats. Nesse contexto, a educação ambiental é fundamental para combater a supressão de espécies marinhas e seus ecossistemas, promovendo mudanças comportamentais, pressão por políticas públicas e valorização dos serviços ecossistêmicos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo aplicar uma sequência didática com apresentação expositiva sobre animais da megafauna marinha e sua conservação, seguida de um Game-Based-Learning (metodologia baseada em jogos) construído a partir da dinâmica de um dominó ecológico. Para isso, uma apresentação sobre os representantes trabalhados foi criada de maneira lúdica e descontraída para trabalhar a sensibilização ambiental. Para o dominó, os números foram substituídos por seis representantes da megafauna marinha presentes no nordeste brasileiro (golfinho, tartaruga-verde, peixe-boi-marinho, albatroz, tubarão-baleia e baleia-jubarte). O trabalho está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente ao eixo de Ciências da Natureza, que no Ensino Fundamental propõe o desenvolvimento de habilidades relacionadas à observação e compreensão dos seres vivos, suas características e interações com o ambiente (EF03CI01 e EF03CI02). A sequência didática foi aplicada em alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Mossoró/RN. Como resultado, pode-se perceber que a aplicação evidenciou o engajamento dos alunos e favoreceu a aprendizagem, ao integrar conteúdos científicos, ludicidade e sensibilização ambiental no contexto escolar. A metodologia aplicada pôde se demonstrar como um tipo de educação ambiental prática, acessível e significativa, conectando a realidade local a realidades globais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14551_TB6672_08042025222052.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS VINICIUS FAUSTINO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "proflucasfaustino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }