Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOMINÓ DA MEGAFAUNA MARINHA: UM MERGULHO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Animais marinhos são organismos que vivem total ou parcialmente em ecossistemas aquáticos salinos. Esses animais são responsáveis por serviços ecossistemicos como fertilização dos oceanos, ciclagem de nutrientes e serviços de provisão. Apesar de sua importância ecológica, esses organismos sofrem impactos como pesca predatória, poluição dos mares e destruição de habitats. Nesse contexto, a educação ambiental é fundamental para combater a supressão de espécies marinhas e seus ecossistemas, promovendo mudanças comportamentais, pressão por políticas públicas e valorização dos serviços ecossistêmicos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo aplicar uma sequência didática com apresentação expositiva sobre animais da megafauna marinha e sua conservação, seguida de um Game-Based-Learning (metodologia baseada em jogos) construído a partir da dinâmica de um dominó ecológico. Para isso, uma apresentação sobre os representantes trabalhados foi criada de maneira lúdica e descontraída para trabalhar a sensibilização ambiental. Para o dominó, os números foram substituídos por seis representantes da megafauna marinha presentes no nordeste brasileiro (golfinho, tartaruga-verde, peixe-boi-marinho, albatroz, tubarão-baleia e baleia-jubarte). O trabalho está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente ao eixo de Ciências da Natureza, que no Ensino Fundamental propõe o desenvolvimento de habilidades relacionadas à observação e compreensão dos seres vivos, suas características e interações com o ambiente (EF03CI01 e EF03CI02). A sequência didática foi aplicada em alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de Mossoró/RN. Como resultado, pode-se perceber que a aplicação evidenciou o engajamento dos alunos e favoreceu a aprendizagem, ao integrar conteúdos científicos, ludicidade e sensibilização ambiental no contexto escolar. A metodologia aplicada pôde se demonstrar como um tipo de educação ambiental prática, acessível e significativa, conectando a realidade local a realidades globais.

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