Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3584
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Abraços literários 2024”, uma versão ampliada do “Abraços literários 2023”. desenvolvido por meio de vivências literárias vivenciadas entre discentes do IFPB Campus Esperança, e discentes do 6º ao 9º anos da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou ampliar a contribuição com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, objetos de leitura literária, canônicas ou não, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016). Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas, nas duas instituições de ensino, vivências literárias, dentre as quais: “Abrace a leitura” , “Vivenciando a Felicidade clandestina” , “Abrace sua criança interior” , “Abrace sua identidade” ,”Um abraço no cordel” , “Um abraço na educação” , “Abrace o extraordinário”, “Um abraço na negritude”. Além das oficinas, houve, na escola parceira, “Um giro com Edgar Allan Poe e histórias de suspense/mistério, dentre outros autores e/ou gêneros, a produção de contos fantásticos; a participação no 7º ENEX, bem como, em parceria com o NEABI - ES, com o “Coletivo Art Cena” o projeto “Arte em toda parte, a biblioteca do campus, intervalos poéticos, e a 3ª edição do Sarau “Vozes negras. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID572_TB3584_11032025232604.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131640
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3584
    "inscrito_id" => 572
    "titulo" => "A AMPLIAÇÃO DOS ABRAÇOS LITERÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE ALARGAMENTO DOS HORIZONTES"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Abraços literários 2024”, uma versão ampliada do “Abraços literários 2023”. desenvolvido por meio de vivências literárias vivenciadas entre discentes do IFPB Campus Esperança, e discentes do 6º ao 9º anos da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou ampliar a contribuição com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, objetos de leitura literária, canônicas ou não, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016). Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas, nas duas instituições de ensino, vivências literárias, dentre as quais: “Abrace a leitura” , “Vivenciando a Felicidade clandestina” , “Abrace sua criança interior” , “Abrace sua identidade” ,”Um abraço no cordel” , “Um abraço na educação” , “Abrace o extraordinário”, “Um abraço na negritude”. Além das oficinas, houve, na escola parceira, “Um giro com Edgar Allan Poe e histórias de suspense/mistério, dentre outros autores e/ou gêneros, a produção de contos fantásticos; a participação no 7º ENEX, bem como, em parceria com o NEABI - ES, com o “Coletivo Art Cena” o projeto “Arte em toda parte, a biblioteca do campus, intervalos poéticos, e a 3ª edição do Sarau “Vozes negras. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID572_TB3584_11032025232604.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA"
    "autor_email" => "lucia.badu@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados do projeto de extensão “Abraços literários 2024”, uma versão ampliada do “Abraços literários 2023”. desenvolvido por meio de vivências literárias vivenciadas entre discentes do IFPB Campus Esperança, e discentes do 6º ao 9º anos da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. O projeto objetivou ampliar a contribuição com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária; considerado como responsabilidade da escola. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, objetos de leitura literária, canônicas ou não, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016). Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas, nas duas instituições de ensino, vivências literárias, dentre as quais: “Abrace a leitura” , “Vivenciando a Felicidade clandestina” , “Abrace sua criança interior” , “Abrace sua identidade” ,”Um abraço no cordel” , “Um abraço na educação” , “Abrace o extraordinário”, “Um abraço na negritude”. Além das oficinas, houve, na escola parceira, “Um giro com Edgar Allan Poe e histórias de suspense/mistério, dentre outros autores e/ou gêneros, a produção de contos fantásticos; a participação no 7º ENEX, bem como, em parceria com o NEABI - ES, com o “Coletivo Art Cena” o projeto “Arte em toda parte, a biblioteca do campus, intervalos poéticos, e a 3ª edição do Sarau “Vozes negras. Durante o projeto, houve a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.