Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARIDADE EM CONSTRUÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE OS AVANÇOS NO DESEMPENHO EDUCACIONAL EM CONTEXTOS DIVERSOS NO PIAUÍ (2019 E 2024)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga o progresso do estado do Piauí na promoção da equidade educacional, com ênfase na redução das desigualdades de desempenho entre estudantes de diferentes contextos socioeconômicos, étnico-raciais e territoriais. A análise baseia-se em dados de avaliações em larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e nos resultados das avaliações estaduais aplicadas pela rede pública, SAEPI. Os achados apontam uma tendência consistente rumo à paridade de resultados, mesmo em um cenário historicamente marcado por desigualdades estruturais. Um dos exemplos que evidenciam esse avanço é a análise dos microdados do ENEM 2024, por meio de técnicas descritivas com o uso de Excel e R Studio, que revelou que o Piauí foi o estado com o maior percentual de estudantes com notas acima de 950 na redação, superando unidades federativas com sistemas educacionais mais consolidados. Paralelamente, os dados das avaliações estaduais corroboram essa tendência de melhoria no desempenho, especialmente entre grupos historicamente vulnerabilizados. Além disso, a análise dos dados do Censo Escolar demonstra avanços em aspectos de identidade, como o aumento da autodeclaração racial, refletindo ações pedagógicas e intersetoriais voltadas à valorização da diversidade. O estudo conclui que políticas públicas focadas na ampliação do acesso, fortalecimento da gestão escolar e formação docente vêm contribuindo para uma rede de ensino mais inclusiva e equitativa. O caso do Piauí mostra que é possível aliar qualidade educacional e justiça social, consolidando uma educação mais sensível às múltiplas dimensões da diversidade.

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