Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131752
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3764
    "inscrito_id" => 7314
    "titulo" => "INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER"
    "resumo" => "Este artigo analisa como as sequências textuais se manifestam em textos narrativos voltados ao público jovem, com foco na coletânea de livros da saga Harry Potter, especificamente: Harry Potter e as relíquias da morte, da autora J. K. Rowling. Trata-se de um romance de fantasia bastante lido por adolescentes e jovens do ensino básico, a obra se apresenta como um objeto de estudo relevante para a análise da interação entre diferentes sequências textuais. Fundamentamos nossa pesquisa nas teorias da Linguística Textual, com base em autores como Rojo e Barbosa (2012), Cabral (2024), Koch e Elias (2006) e Adam (2017), entre outros. A análise de trechos selecionados evidencia como as sequências textuais – narrativas, descritivas, argumentativas, explicativas e dialogais – interagem de forma eficaz no romance, enriquecendo a construção do enredo e a experiência do leitor. Além disso, o estudo ressalta a importância da leitura crítica de textos literários no ensino de Língua Portuguesa, demonstrando como a compreensão das estruturas textuais pode aprimorar a interpretação, a escrita e a análise discursiva dos alunos. Ao explorar a configuração textual da saga Harry Potter, esta pesquisa contribui para práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de gêneros e promovem uma abordagem reflexiva do texto literário em sala de aula. Dessa forma, reforça-se a importância da literatura juvenil como um recurso didático no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual no ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7314_TB3764_12032025125059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANDILSON DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANDILSON SILVA"
    "autor_email" => "jandilsonsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131752
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3764
    "inscrito_id" => 7314
    "titulo" => "INTERAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE FANTASIAS DE HARRY POTTER"
    "resumo" => "Este artigo analisa como as sequências textuais se manifestam em textos narrativos voltados ao público jovem, com foco na coletânea de livros da saga Harry Potter, especificamente: Harry Potter e as relíquias da morte, da autora J. K. Rowling. Trata-se de um romance de fantasia bastante lido por adolescentes e jovens do ensino básico, a obra se apresenta como um objeto de estudo relevante para a análise da interação entre diferentes sequências textuais. Fundamentamos nossa pesquisa nas teorias da Linguística Textual, com base em autores como Rojo e Barbosa (2012), Cabral (2024), Koch e Elias (2006) e Adam (2017), entre outros. A análise de trechos selecionados evidencia como as sequências textuais – narrativas, descritivas, argumentativas, explicativas e dialogais – interagem de forma eficaz no romance, enriquecendo a construção do enredo e a experiência do leitor. Além disso, o estudo ressalta a importância da leitura crítica de textos literários no ensino de Língua Portuguesa, demonstrando como a compreensão das estruturas textuais pode aprimorar a interpretação, a escrita e a análise discursiva dos alunos. Ao explorar a configuração textual da saga Harry Potter, esta pesquisa contribui para práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de gêneros e promovem uma abordagem reflexiva do texto literário em sala de aula. Dessa forma, reforça-se a importância da literatura juvenil como um recurso didático no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual no ensino básico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7314_TB3764_12032025125059.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANDILSON DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANDILSON SILVA"
    "autor_email" => "jandilsonsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo analisa como as sequências textuais se manifestam em textos narrativos voltados ao público jovem, com foco na coletânea de livros da saga Harry Potter, especificamente: Harry Potter e as relíquias da morte, da autora J. K. Rowling. Trata-se de um romance de fantasia bastante lido por adolescentes e jovens do ensino básico, a obra se apresenta como um objeto de estudo relevante para a análise da interação entre diferentes sequências textuais. Fundamentamos nossa pesquisa nas teorias da Linguística Textual, com base em autores como Rojo e Barbosa (2012), Cabral (2024), Koch e Elias (2006) e Adam (2017), entre outros. A análise de trechos selecionados evidencia como as sequências textuais – narrativas, descritivas, argumentativas, explicativas e dialogais – interagem de forma eficaz no romance, enriquecendo a construção do enredo e a experiência do leitor. Além disso, o estudo ressalta a importância da leitura crítica de textos literários no ensino de Língua Portuguesa, demonstrando como a compreensão das estruturas textuais pode aprimorar a interpretação, a escrita e a análise discursiva dos alunos. Ao explorar a configuração textual da saga Harry Potter, esta pesquisa contribui para práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de gêneros e promovem uma abordagem reflexiva do texto literário em sala de aula. Dessa forma, reforça-se a importância da literatura juvenil como um recurso didático no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual no ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.