TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6240 "inscrito_id" => 14980 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS" "resumo" => "Este estudo busca mapear as tecnologias assistivas utilizadas no ensino da Matemática para estudantes Neurodivergentes, com base na literatura publicada nos últimos cinco anos. A inclusão de estudantes neurodivergentes têm sido ampliada com o uso de tecnologias assistivas. A neurodivergência concerne em indivíduos que possuem um funcionamento neurológico diferenciado, estão englobados neste conceito o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a Dislexia, entre outras. Nesse contexto, a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que ampliam a aprendizagem e a autonomia desse público. Destaca-se também a relevância da Matemática para o cotidiano, ao desenvolver habilidades aplicáveis à vida diária de todos os estudantes, em particular os neurodivergentes. A metodologia deste estudo consiste em uma revisão de literatura, a qual analisou artigos de bases acadêmicas reconhecidas, tais como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scielo e Google Acadêmico em um recorte temporal dos últimos 5 anos. A busca por estudos utilizou o operador boleaño AND associado a combinação de palavras como: Tecnologia Assistiva AND Educação Matemática AND Neurodivergente. Os resultados apontaram a partir da busca realizada, tanto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) quanto na base de dados Scielo, não foram encontrados estudos específicos, enquanto o Google Acadêmico identificou 69 estudos com a temática pesquisada. Para análise sistemática foram escolhidos 10 trabalhos que apontam recursos como softwares de comunicação alternativa, aplicativos, recursos visuais e dispositivos móveis e que eles têm sido amplamente utilizados para promover a aprendizagem matemática de estudantes com diferentes perfis neurodivergentes. As neurodivergências mais recorrentes encontradas neste acervo foram: TEA, TDAH e Dislexia. Este estudo, reforça a importância da tecnologia assistiva como ferramenta de acessibilidade e equidade na Educação Matemática, objetivando contribuir para aprendizagem e autonomia nas práticas sociais que exigem habilidade nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14980_TB6240_08042025200123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA CAROLINE ALVES DE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAURA ALMEIDA" "autor_email" => "laura.calalmeida@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133568 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6240 "inscrito_id" => 14980 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UMA REVISÃO DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS" "resumo" => "Este estudo busca mapear as tecnologias assistivas utilizadas no ensino da Matemática para estudantes Neurodivergentes, com base na literatura publicada nos últimos cinco anos. A inclusão de estudantes neurodivergentes têm sido ampliada com o uso de tecnologias assistivas. A neurodivergência concerne em indivíduos que possuem um funcionamento neurológico diferenciado, estão englobados neste conceito o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a Dislexia, entre outras. Nesse contexto, a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que ampliam a aprendizagem e a autonomia desse público. Destaca-se também a relevância da Matemática para o cotidiano, ao desenvolver habilidades aplicáveis à vida diária de todos os estudantes, em particular os neurodivergentes. A metodologia deste estudo consiste em uma revisão de literatura, a qual analisou artigos de bases acadêmicas reconhecidas, tais como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scielo e Google Acadêmico em um recorte temporal dos últimos 5 anos. A busca por estudos utilizou o operador boleaño AND associado a combinação de palavras como: Tecnologia Assistiva AND Educação Matemática AND Neurodivergente. Os resultados apontaram a partir da busca realizada, tanto na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) quanto na base de dados Scielo, não foram encontrados estudos específicos, enquanto o Google Acadêmico identificou 69 estudos com a temática pesquisada. Para análise sistemática foram escolhidos 10 trabalhos que apontam recursos como softwares de comunicação alternativa, aplicativos, recursos visuais e dispositivos móveis e que eles têm sido amplamente utilizados para promover a aprendizagem matemática de estudantes com diferentes perfis neurodivergentes. As neurodivergências mais recorrentes encontradas neste acervo foram: TEA, TDAH e Dislexia. Este estudo, reforça a importância da tecnologia assistiva como ferramenta de acessibilidade e equidade na Educação Matemática, objetivando contribuir para aprendizagem e autonomia nas práticas sociais que exigem habilidade nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14980_TB6240_08042025200123.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA CAROLINE ALVES DE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAURA ALMEIDA" "autor_email" => "laura.calalmeida@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }