RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134284 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7245 "inscrito_id" => 15983 "titulo" => "RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?" "resumo" => "A Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordena e realiza o acompanhamento pedagógico do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), vinculado aos cursos de graduação da universidade. O PIAA tem como objetivos: Apoiar projetos de ensino; Fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais; Promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos(as) estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integração Curricular (PIC) e Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI); Estimular a gestão autônoma de estudantes e docentes quanto aos recursos de aprendizagem oferecidos pela Universidade; Estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem; Contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento; Prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas; Desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência. O intuito deste resumo é analisar os relatórios finais para saber qual tem sido o impacto direto do PIAA no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes, contribuindo assim, para a conclusão dos cursos. O referência teórico utilizado são os autores que debatem os programas de monitoria (AMATO, 2016; BRIGIDA, 2018; DE VASCONCELOS, 2020). Os resultados encontrados ao analisar os Relatórios Finais têm demonstrado que os(as) estudantes que participam das monitorias conseguem desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e serem aprovados nas disciplinas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15983_TB7245_25042025090705.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA HELMER FALCÃO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FALCÃO" "autor_email" => "patricia.falcao@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134284 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7245 "inscrito_id" => 15983 "titulo" => "RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?" "resumo" => "A Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordena e realiza o acompanhamento pedagógico do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), vinculado aos cursos de graduação da universidade. O PIAA tem como objetivos: Apoiar projetos de ensino; Fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais; Promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos(as) estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integração Curricular (PIC) e Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI); Estimular a gestão autônoma de estudantes e docentes quanto aos recursos de aprendizagem oferecidos pela Universidade; Estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem; Contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento; Prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas; Desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência. O intuito deste resumo é analisar os relatórios finais para saber qual tem sido o impacto direto do PIAA no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes, contribuindo assim, para a conclusão dos cursos. O referência teórico utilizado são os autores que debatem os programas de monitoria (AMATO, 2016; BRIGIDA, 2018; DE VASCONCELOS, 2020). Os resultados encontrados ao analisar os Relatórios Finais têm demonstrado que os(as) estudantes que participam das monitorias conseguem desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e serem aprovados nas disciplinas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15983_TB7245_25042025090705.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA HELMER FALCÃO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FALCÃO" "autor_email" => "patricia.falcao@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }