Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134284
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7245
    "inscrito_id" => 15983
    "titulo" => "RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?"
    "resumo" => "A Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordena e realiza o acompanhamento pedagógico do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), vinculado aos cursos de graduação da universidade. O PIAA tem como objetivos: Apoiar projetos de ensino; Fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais; Promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos(as) estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integração Curricular (PIC) e Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI); Estimular a gestão autônoma de estudantes e docentes quanto aos recursos de aprendizagem oferecidos pela Universidade; Estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem; Contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento; Prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas; Desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência. O intuito deste resumo é analisar os relatórios finais para saber qual tem sido o impacto direto do PIAA no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes, contribuindo assim, para a conclusão dos cursos. O referência teórico utilizado são os autores que debatem os programas de monitoria (AMATO, 2016; BRIGIDA, 2018; DE VASCONCELOS, 2020). Os resultados encontrados ao analisar os Relatórios Finais têm demonstrado que os(as) estudantes que participam das monitorias conseguem desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e serem aprovados nas disciplinas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15983_TB7245_25042025090705.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA HELMER FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FALCÃO"
    "autor_email" => "patricia.falcao@ufes.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134284
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7245
    "inscrito_id" => 15983
    "titulo" => "RELATÓRIO FINAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO ACADÊMICO (PIAA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: O QUE DIZEM OS RESULTADOS?"
    "resumo" => "A Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordena e realiza o acompanhamento pedagógico do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), vinculado aos cursos de graduação da universidade. O PIAA tem como objetivos: Apoiar projetos de ensino; Fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais; Promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos(as) estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integração Curricular (PIC) e Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI); Estimular a gestão autônoma de estudantes e docentes quanto aos recursos de aprendizagem oferecidos pela Universidade; Estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem; Contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento; Prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas; Desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência. O intuito deste resumo é analisar os relatórios finais para saber qual tem sido o impacto direto do PIAA no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes, contribuindo assim, para a conclusão dos cursos. O referência teórico utilizado são os autores que debatem os programas de monitoria (AMATO, 2016; BRIGIDA, 2018; DE VASCONCELOS, 2020). Os resultados encontrados ao analisar os Relatórios Finais têm demonstrado que os(as) estudantes que participam das monitorias conseguem desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e serem aprovados nas disciplinas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15983_TB7245_25042025090705.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA HELMER FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA FALCÃO"
    "autor_email" => "patricia.falcao@ufes.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), coordena e realiza o acompanhamento pedagógico do Programa Institucional de Apoio Acadêmico (PIAA), vinculado aos cursos de graduação da universidade. O PIAA tem como objetivos: Apoiar projetos de ensino; Fomentar cursos, projetos e/ou subprogramas de nivelamento e/ou tutoria, on-line e presenciais; Promover ações pedagógicas que auxiliem a integralização curricular dos(as) estudantes em Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE), Plano de Integração Curricular (PIC) e Monitoramento do Estudante Iniciante (MEI); Estimular a gestão autônoma de estudantes e docentes quanto aos recursos de aprendizagem oferecidos pela Universidade; Estimular o envolvimento protagonista dos(as) estudantes com o processo de aprendizagem; Contribuir com a redução das taxas de retenção, evasão e desligamento; Prevenir o desligamento dos(as) estudantes, por meio de um acompanhamento efetivo do processo de ensino-aprendizagem, ainda em tempo de evitar a retenção e a evasão nos cursos, sobretudo aquelas motivadas pela reprovação consecutiva em disciplinas; Desenvolver projetos para atender aos(às) estudantes com deficiência. O intuito deste resumo é analisar os relatórios finais para saber qual tem sido o impacto direto do PIAA no processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes, contribuindo assim, para a conclusão dos cursos. O referência teórico utilizado são os autores que debatem os programas de monitoria (AMATO, 2016; BRIGIDA, 2018; DE VASCONCELOS, 2020). Os resultados encontrados ao analisar os Relatórios Finais têm demonstrado que os(as) estudantes que participam das monitorias conseguem desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e serem aprovados nas disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.