EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6216 "inscrito_id" => 5196 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino, cujo objetivo é oferecer a inserção e finalização da educação básica aos indivíduos que não a concluíram conforme a educação formal. A metodologia empregada difere da educação formal, sendo mais flexível e pensada com base no contexto do discente. Na EJA, comumente, o perfil discente também difere da educação formal, onde em sua maioria os alunos já ingressaram no mercado de trabalho e possuem a responsabilidade pelo sustento financeiro da família, somado a questões de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional destes estudantes torna-se importante para o aprimoramento e também como percurso para o seguimento para a Educação Superior. Neste âmbito as instituições públicas de ensino exercem um papel importante, oferecendo um espaço onde estes alunos podem iniciar e\u{A0} concluir educação básica, contudo a profissionalização ainda representa um desafio frente a realidade em que os alunos estão inseridos, bem como os diferentes atravessamentos que enfrentam. O presente trabalho busca dissertar sobre os desafios da educação profissional concomitante a EJA. A metodologia foi estruturada como uma revisão narrativa, utilizando com as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, bem como a busca livre em periódicos científicos da área da Educação. As palavras-chave empregadas para busca nas bases de dados foram “Educação e Jovens e Adultos”, “Educação Profissional”, “Metodologias de Ensino”, combinadas pelo operador booleano AND, com\u{A0} pesquisa restrita aos anos 2020-2025. Conforme análise dos artigos científicos selecionados verificou-se a importância da EJA para redução das desigualdades sociais, tendo um papel importante na formação pessoal e profissional do indivíduo, frente a promoção de diferentes oportunidades. Com isso, verificou-se que a formação profissional de qualidade representa um fator importante nesse processo e que deve ser igualmente adaptada à realidade do aluno, de modo a ofertar oportunidades e evitar a evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5196_TB6216_08042025195006.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Suellen Bento" "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133551 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6216 "inscrito_id" => 5196 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino, cujo objetivo é oferecer a inserção e finalização da educação básica aos indivíduos que não a concluíram conforme a educação formal. A metodologia empregada difere da educação formal, sendo mais flexível e pensada com base no contexto do discente. Na EJA, comumente, o perfil discente também difere da educação formal, onde em sua maioria os alunos já ingressaram no mercado de trabalho e possuem a responsabilidade pelo sustento financeiro da família, somado a questões de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional destes estudantes torna-se importante para o aprimoramento e também como percurso para o seguimento para a Educação Superior. Neste âmbito as instituições públicas de ensino exercem um papel importante, oferecendo um espaço onde estes alunos podem iniciar e\u{A0} concluir educação básica, contudo a profissionalização ainda representa um desafio frente a realidade em que os alunos estão inseridos, bem como os diferentes atravessamentos que enfrentam. O presente trabalho busca dissertar sobre os desafios da educação profissional concomitante a EJA. A metodologia foi estruturada como uma revisão narrativa, utilizando com as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, bem como a busca livre em periódicos científicos da área da Educação. As palavras-chave empregadas para busca nas bases de dados foram “Educação e Jovens e Adultos”, “Educação Profissional”, “Metodologias de Ensino”, combinadas pelo operador booleano AND, com\u{A0} pesquisa restrita aos anos 2020-2025. Conforme análise dos artigos científicos selecionados verificou-se a importância da EJA para redução das desigualdades sociais, tendo um papel importante na formação pessoal e profissional do indivíduo, frente a promoção de diferentes oportunidades. Com isso, verificou-se que a formação profissional de qualidade representa um fator importante nesse processo e que deve ser igualmente adaptada à realidade do aluno, de modo a ofertar oportunidades e evitar a evasão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5196_TB6216_08042025195006.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Suellen Bento" "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }