APLICAÇÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DE FLASHCARDS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6206 "inscrito_id" => 5527 "titulo" => "APLICAÇÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DE FLASHCARDS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compartilhar reflexões resultantes de uma atividade realizada com três crianças do ensino fundamental da rede pública de um município da região Sudeste de Mato Grosso. A experiência se fundamenta nos princípios pedagógicos de Paulo Freire e Jorge Larossa Bondía, que buscam por um ideal educacional que vise educar através de experiências que considerem a curiosidade das crianças. Durante a atividade de estágio como Auxiliar de Educação Especial, foi observado como a matemática e, mais especificamente, a operação de multiplicação, estava sendo trabalhada por vezes de maneira passiva com as crianças, e como resposta a essa prática foi possível notar a participação reduzida por parte de algumas crianças durante o processo de aprendizagem. A partir desse cenário, foi proposta a atividade na qual, através do uso de flashcards (cartões de estudo), as crianças perguntavam entre si sobre os resultados das operações matemáticas e, conforme comunicavam o produto correspondente à questão, tinham acesso a uma caneta de colorir, que viria a ser usada em um desenho no final do processo. A atividade foi realizada com três crianças e reaplicada somente com uma e, como resultado, observamos aspectos importantes sobre a aprendizagem ativa e reflexões acerca da importância da integração e da interação por meio de experiência dotada de sentido durante o processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5527_TB6206_08042025194557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA PYDD" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "wmariapydd@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133542 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6206 "inscrito_id" => 5527 "titulo" => "APLICAÇÃO DA OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DE FLASHCARDS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compartilhar reflexões resultantes de uma atividade realizada com três crianças do ensino fundamental da rede pública de um município da região Sudeste de Mato Grosso. A experiência se fundamenta nos princípios pedagógicos de Paulo Freire e Jorge Larossa Bondía, que buscam por um ideal educacional que vise educar através de experiências que considerem a curiosidade das crianças. Durante a atividade de estágio como Auxiliar de Educação Especial, foi observado como a matemática e, mais especificamente, a operação de multiplicação, estava sendo trabalhada por vezes de maneira passiva com as crianças, e como resposta a essa prática foi possível notar a participação reduzida por parte de algumas crianças durante o processo de aprendizagem. A partir desse cenário, foi proposta a atividade na qual, através do uso de flashcards (cartões de estudo), as crianças perguntavam entre si sobre os resultados das operações matemáticas e, conforme comunicavam o produto correspondente à questão, tinham acesso a uma caneta de colorir, que viria a ser usada em um desenho no final do processo. A atividade foi realizada com três crianças e reaplicada somente com uma e, como resultado, observamos aspectos importantes sobre a aprendizagem ativa e reflexões acerca da importância da integração e da interação por meio de experiência dotada de sentido durante o processo educativo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5527_TB6206_08042025194557.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DA SILVA PYDD" "autor_nome_curto" => "Maria Eduarda" "autor_email" => "wmariapydd@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }