Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA EXTENSÃO: CURSO BÁSICO DE BRAILLE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Inclusiva é um paradigma que visa garantir o direito à aprendizagem a todos os indivíduos, considerando suas especificidades e promovendo a equidade educacional. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar o projeto “Promovendo acessibilidade através da extensão: curso básico de Braille” entre profissionais do ensino no município de Pinheiro, que contribuiu para a inclusão social de pessoas com deficiência visual. A necessidade desta iniciativa se fundamenta na demanda crescente por qualificação profissional na área, tendo em vista o aumento do número de discentes com deficiência visual nas escolas e a deficiência de profissionais capacitados. A metodologia adotada envolve aulas presenciais ministradas por uma professora vidente e uma professora cega, Metodologicamente, o curso teve carga horária de 60h presenciais dentro de um programa maior de 320 h, abordando tanto os aspectos teóricos quanto os práticos do Braille. As atividades incluem aulas expositivas e dialogadas, debates, análise de filmes, demonstração da escrita Braille e visita técnica. O projeto foi pensado nos princípios da Educação Especial e da Inclusão Social, com base nos estudos de Ainscow (1994) e Sassaki (2010), bem como nos fundamentos do Sistema Braille, desenvolvido por Louis Braille e difundido pelo Instituto Benjamin Constant. O projeto proporcionou a formação de educadores da rede municipal e estadual, a sensibilização de profissionais quanto à necessidade de adaptação de materiais pedagógicos e a disseminação do conhecimento sobre o Braille para a sociedade em geral. A maioria dos participantes é composta por professores da Educação Básica, e ao final do curso, muitos procuram desenvolver a leitura e a escrita em Braille. O projeto capacitou educadores e sensibilizou profissionais. Os professores aprimoraram a leitura e a escrita, e os bolsistas conheceram de perto a educação inclusiva. Foram adquiridos 14 regletes e produção de materiais acessíveis e possibilitando projetos futuros.

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