Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA INTERNALIZAÇÃO DOS ODS, POR MEIO DO PROGRAMA EMBRAPA & ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em comunidades escolares representa uma forma eficaz de promover a educação para a cidadania global e fomentar transformações significativas. Nesse contexto, a Embrapa Amapá, por meio do programa Embrapa & Escola (E&E), busca conectar ciência e sociedade ao aproximar cientistas da comunidade escolar e estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico. As ações realizadas são planejadas com base nas demandas das instituições educacionais e atendem estudantes e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Técnico, com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O programa organiza eventos, como palestras, oficinas e mostras de videoclipes, associados a datas comemorativas. Neste artigo, destacamos as principais estratégias educomunicativas implementadas pelo E&E em 2024, fortemente alinhadas a cinco ODS prioritários (2, 4, 6, 12 e 13). As atividades foram realizadas em colaboração com escolas públicas e privadas no município de Macapá, Amapá, com alcance estimado em 500 alunos. Os compromissos formativos desenvolvidos nessa interação baseiam-se em práticas pedagógicas e educomunicativas que criam espaços de diálogo, permitindo que os alunos, a partir de suas vivências, participem ativamente da construção do conhecimento, em vez de assumirem um papel passivo como receptores. Essas práticas fundamentam-se na comunicação dialógica e na discussão de temas presentes no cotidiano dos estudantes, como o manejo sustentável de açaizais nativos e a preservação das nascentes dos igarapés. Os resultados dessas reflexões foram expressos por meio de desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, evidenciando a realidade de uma sociedade conectada, porém marcada por desigualdades. A interação entre os diversos atores sociais envolvidos nesse processo — alunos, professores, artistas e cientistas — contribui para reforçar o papel da educação como um instrumento inclusivo e transformador, moldado pelas realidades e necessidades das pessoas que busca beneficiar.

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