Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA NO SERTÃO: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA PARA CRIANÇAS E FUTUROS PEDAGOGOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo busca relatar as ações da Brinquedoteca Universitária do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como um espaço de promoção do brincar e da aprendizagem lúdica para crianças, estudantes de Pedagogia e professores da educação infantil. Criada em 2014 e reinaugurada em 2023, a brinquedoteca do Campus Sertão atua como um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, que valoriza a cultura lúdica, o jogo, o brinquedo e brincadeira, integrando teoria e prática no processo de formação de pedagogos, que compreendem e respeitam o universo da infância. A metodologia adotada na pesquisa é de natureza qualitativa e extensionista, fundamentada no conceito de trabalho colaborativo, conforme Pimenta e Franco (2008). Nesse contexto, a Universidade atua como mediadora das ações, promovendo uma dinâmica interativa entre crianças, acadêmicos e professores, e fortalecendo os vínculos entre a instituição e a comunidade. Os principais autores que embasam o estudo incluem Kishimoto (2011), Brougère (2010), Borba (2005, 2009), Cunha (2001) e Reis e Marcolino (2021), que destacam a importância do brincar como um processo significativo e essencial para a infância. Os resultados sinalizam que a brinquedoteca tem contribuído para a formação holística dos estudantes de Pedagogia, além de proporcionar um espaço de desenvolvimento para as crianças. A reestruturação do ambiente permitiu maior segurança e liberdade nas ações, e as atividades formativas, como oficinas e minicursos, têm fortalecido a relação entre a Universidade e a comunidade local. O projeto continua a se expandir, com novas parcerias e atividades planejadas, visando consolidar a brinquedoteca como um espaço contínuo de aprendizagem, fortalecendo a cultura lúdica e a construção de uma educação mais sensível às necessidades e potencialidades da infância.

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