ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA HUMANISTA: ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133294 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5875 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA HUMANISTA: ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A matemática é uma das áreas que mais apresentam baixos índices de aprendizagem, sendo considerada de difícil compreensão por grande parte dos estudantes, que muitas vezes a enxergam apenas como um conjunto de fórmulas e técnicas. A partir dessa problemática, desenvolvemos um estudo de caso, voltado para alunos do Ensino Fundamental, com o intuito de analisar e observar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática sob uma abordagem humanista. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, segundo Gil (2023), no que se refere aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2021), permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a compreensão no ensino de Matemática. Durante o estudo, foram elaborados instrumentos que auxiliassem nessa investigação, como diários de campo, entrevistas com professores e alunos, e análise das produções. Para fundamentar e subsidiar este trabalho, debruçamo-nos sobre os estudos teóricos dos autores Hersh (2011), Lakatos, Ubiratan D'Ambrosio, Mathias (2013) e Paulo Freire. Os resultados analisados demonstram um caminho promissor ao utilizar uma abordagem humanista para o ensino de Matemática com alunos do Ensino Fundamental. Apesar dos desafios encontrados, esta proposta sinalizou potencialidades no que diz respeito ao processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos, atrelados à realidade dos alunos. Por isso, pretende-se dar continuidade a essa investigação em pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3222_TB5875_08042025155118.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FÁTIMA MOREIRA OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.moreira@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133294 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5875 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA HUMANISTA: ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A matemática é uma das áreas que mais apresentam baixos índices de aprendizagem, sendo considerada de difícil compreensão por grande parte dos estudantes, que muitas vezes a enxergam apenas como um conjunto de fórmulas e técnicas. A partir dessa problemática, desenvolvemos um estudo de caso, voltado para alunos do Ensino Fundamental, com o intuito de analisar e observar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática sob uma abordagem humanista. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, segundo Gil (2023), no que se refere aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de campo na qual os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2021), permitindo identificar padrões, desafios relatados e sugestões para aprimorar a compreensão no ensino de Matemática. Durante o estudo, foram elaborados instrumentos que auxiliassem nessa investigação, como diários de campo, entrevistas com professores e alunos, e análise das produções. Para fundamentar e subsidiar este trabalho, debruçamo-nos sobre os estudos teóricos dos autores Hersh (2011), Lakatos, Ubiratan D'Ambrosio, Mathias (2013) e Paulo Freire. Os resultados analisados demonstram um caminho promissor ao utilizar uma abordagem humanista para o ensino de Matemática com alunos do Ensino Fundamental. Apesar dos desafios encontrados, esta proposta sinalizou potencialidades no que diz respeito ao processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos, atrelados à realidade dos alunos. Por isso, pretende-se dar continuidade a essa investigação em pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3222_TB5875_08042025155118.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FÁTIMA MOREIRA OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "fatima.moreira@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }