AS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5657 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "AS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "As oportunidades de aprimoramento ofertadas aos licenciandos são fundamentais para a formação integral do professor. Nessa perspetiva, o Programa de Residência Pedagógica exerce um papel crucial na constituição do futuro docente, contribuindo de forma significativa para sua preparação profissional. Ao possibilitar que os discentes vivenciem o cotidiano escolar, a imersão prática promove a aplicação concreta dos saberes teóricos adquiridos ao longo da graduação, permitindo compreender como adaptar conceitos e metodologias às realidades da sala de aula. Dessa forma, este relato de experiência tem como propósito apresentar as vivências durante o processo formativo no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao subprojeto “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, situada em Belém-PA. Este trabalho descreve, portanto, como os conhecimentos científicos são aplicados na Educação Básica, fortalecendo a formação prática dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Além disso, são abordadas neste relato as possibilidades de criação e panejamento de atividades pedagógicas criativas, fundamentadas na proposta da Sequência Didática e na abordagem dos Multiletramentos. O texto também apresenta as metodologias e práticas docentes desenvolvidas ao longo da residência, as quais contribuíram para o amadurecimento profissional dos licenciandos. Assim, a inserção no ambiente escolar demonstra, de forma articulada com a experiência acadêmica e os saberes educacionais, que o Programa de Residência Pedagógica não apenas promove o desenvolvimento de técnicas de ensino-aprendizagem, mas também potencializa a formação profissional dos futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID927_TB5657_08042025183834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "MARCELI" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5657 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "AS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "As oportunidades de aprimoramento ofertadas aos licenciandos são fundamentais para a formação integral do professor. Nessa perspetiva, o Programa de Residência Pedagógica exerce um papel crucial na constituição do futuro docente, contribuindo de forma significativa para sua preparação profissional. Ao possibilitar que os discentes vivenciem o cotidiano escolar, a imersão prática promove a aplicação concreta dos saberes teóricos adquiridos ao longo da graduação, permitindo compreender como adaptar conceitos e metodologias às realidades da sala de aula. Dessa forma, este relato de experiência tem como propósito apresentar as vivências durante o processo formativo no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao subprojeto “Saberes Tecidos em Escritas e Leituras”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho, situada em Belém-PA. Este trabalho descreve, portanto, como os conhecimentos científicos são aplicados na Educação Básica, fortalecendo a formação prática dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará. Além disso, são abordadas neste relato as possibilidades de criação e panejamento de atividades pedagógicas criativas, fundamentadas na proposta da Sequência Didática e na abordagem dos Multiletramentos. O texto também apresenta as metodologias e práticas docentes desenvolvidas ao longo da residência, as quais contribuíram para o amadurecimento profissional dos licenciandos. Assim, a inserção no ambiente escolar demonstra, de forma articulada com a experiência acadêmica e os saberes educacionais, que o Programa de Residência Pedagógica não apenas promove o desenvolvimento de técnicas de ensino-aprendizagem, mas também potencializa a formação profissional dos futuros professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID927_TB5657_08042025183834.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELI HUGO PACHECO" "autor_nome_curto" => "MARCELI" "autor_email" => "marcelipacheco4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }