AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA/MG
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8228 "inscrito_id" => 18204 "titulo" => "AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA/MG" "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo realizado em uma escola pública de Uberlândia-MG, com foco em um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrava dificuldades acentuadas de aprendizagem, especialmente nos processos de leitura e escrita. O objetivo foi compreender de que forma a construção de vínculos afetivos entre o professor de apoio e o aluno contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e emocional. Antes da intervenção pedagógica, o estudante apresentava comportamentos reativos, era resistente à permanência em sala de aula, mostrava-se agressivo com alguns profissionais e não demonstrava interesse pelas atividades propostas. A partir da escuta acolhedora, da criação de combinados e da valorização do seu tempo individual, foram observadas mudanças significativas em seu comportamento, como o aumento do tempo de permanência em sala, o envolvimento com as rotinas escolares e o interesse pelas atividades. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Vygotsky (1991), Wallon (2007) e Nóvoa (1995), que reconhecem a afetividade como elemento constituinte da aprendizagem e da relação pedagógica. A metodologia utilizada foi qualitativa, com observação participante, diário de campo e entrevistas com a professora regente. Os resultados indicam que a afetividade fortalece a motivação, a autoestima e a autonomia do aluno, mostrando-se essencial para a efetivação da educação inclusiva e para a construção de ambientes escolares mais humanos, justos e equitativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18204_TB8228_18062025163550.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELLE ROSSE DE OLIVEIRA ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "Marielle Rosse" "autor_email" => "marielle.rsalvarenga@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8228 "inscrito_id" => 18204 "titulo" => "AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA/MG" "resumo" => "Este trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo realizado em uma escola pública de Uberlândia-MG, com foco em um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrava dificuldades acentuadas de aprendizagem, especialmente nos processos de leitura e escrita. O objetivo foi compreender de que forma a construção de vínculos afetivos entre o professor de apoio e o aluno contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e emocional. Antes da intervenção pedagógica, o estudante apresentava comportamentos reativos, era resistente à permanência em sala de aula, mostrava-se agressivo com alguns profissionais e não demonstrava interesse pelas atividades propostas. A partir da escuta acolhedora, da criação de combinados e da valorização do seu tempo individual, foram observadas mudanças significativas em seu comportamento, como o aumento do tempo de permanência em sala, o envolvimento com as rotinas escolares e o interesse pelas atividades. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Vygotsky (1991), Wallon (2007) e Nóvoa (1995), que reconhecem a afetividade como elemento constituinte da aprendizagem e da relação pedagógica. A metodologia utilizada foi qualitativa, com observação participante, diário de campo e entrevistas com a professora regente. Os resultados indicam que a afetividade fortalece a motivação, a autoestima e a autonomia do aluno, mostrando-se essencial para a efetivação da educação inclusiva e para a construção de ambientes escolares mais humanos, justos e equitativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18204_TB8228_18062025163550.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELLE ROSSE DE OLIVEIRA ALVARENGA" "autor_nome_curto" => "Marielle Rosse" "autor_email" => "marielle.rsalvarenga@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO FAE (UNIFAE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }