Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PERIÓDICOS CAPES ENTRE 2022 E 2025

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132984
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5459
    "inscrito_id" => 14195
    "titulo" => "ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PERIÓDICOS CAPES ENTRE 2022 E 2025"
    "resumo" => "O presente artigo faz parte da revisão bibliográfica para uma pesquisa de mestrado profissional que está em andamento. Tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos artigos produzidos entre 2022 e 2025 para contribuir com a fundamentação teórica necessária para a construção de um produto técnico a ser aplicado em uma escola de ensino fundamental na baixada santista, no estado de São Paulo. Foram selecionados estudos publicados no portal de periódicos da CAPES, revisados por pares, que abordam a violência escolar no ensino fundamental. A metodologia utilizada consistiu na revisão sistemática (Campos; Caetano; Gomes, 2023) iniciada na busca de periódicos, utilizando como referência de pesquisa os seguintes descritores: “Violência Escolar” and “Ensino Fundamental”. Foram selecionados vinte artigos, específicos sobre violência e ensino fundamental, para tentar ajudar a responder às seguintes perguntas: quais os principais problemas estudados nos trabalhos selecionados? É possível agrupá-los para poder compará-los? Quais principais resultados de pesquisas nos trabalhos estudados? Há semelhanças entre os resultados obtidos nos trabalhos estudados? O que os estudos apontam sobre necessidades, faltas, problemas que ainda precisam ser mais investigados? Quais aspectos mais relevantes para serem destacados a respeito dos trabalhos estudados? Com a análise de conteúdo (Bardin, 1997) espera-se como resultados: compreender como a violência escolar vem sendo estudada nos últimos três anos; entender quais as principais formas de violência que ocorrem nas unidades escolares; encontrar sugestões dos estudos recentes para dirimir a violência no âmbito escolar. A escola enquanto ambiente de descobertas, transformações e interações sociais por vezes conflituosas, demanda ampliar o estudo sobre as violências, tendo em vista o seu enfrentamento que se faz extremamente necessário e urgente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14195_TB5459_07042025233748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIS M RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "REGIS MARQUES"
    "autor_email" => "regis1706@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132984
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5459
    "inscrito_id" => 14195
    "titulo" => "ANÁLISE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PERIÓDICOS CAPES ENTRE 2022 E 2025"
    "resumo" => "O presente artigo faz parte da revisão bibliográfica para uma pesquisa de mestrado profissional que está em andamento. Tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos artigos produzidos entre 2022 e 2025 para contribuir com a fundamentação teórica necessária para a construção de um produto técnico a ser aplicado em uma escola de ensino fundamental na baixada santista, no estado de São Paulo. Foram selecionados estudos publicados no portal de periódicos da CAPES, revisados por pares, que abordam a violência escolar no ensino fundamental. A metodologia utilizada consistiu na revisão sistemática (Campos; Caetano; Gomes, 2023) iniciada na busca de periódicos, utilizando como referência de pesquisa os seguintes descritores: “Violência Escolar” and “Ensino Fundamental”. Foram selecionados vinte artigos, específicos sobre violência e ensino fundamental, para tentar ajudar a responder às seguintes perguntas: quais os principais problemas estudados nos trabalhos selecionados? É possível agrupá-los para poder compará-los? Quais principais resultados de pesquisas nos trabalhos estudados? Há semelhanças entre os resultados obtidos nos trabalhos estudados? O que os estudos apontam sobre necessidades, faltas, problemas que ainda precisam ser mais investigados? Quais aspectos mais relevantes para serem destacados a respeito dos trabalhos estudados? Com a análise de conteúdo (Bardin, 1997) espera-se como resultados: compreender como a violência escolar vem sendo estudada nos últimos três anos; entender quais as principais formas de violência que ocorrem nas unidades escolares; encontrar sugestões dos estudos recentes para dirimir a violência no âmbito escolar. A escola enquanto ambiente de descobertas, transformações e interações sociais por vezes conflituosas, demanda ampliar o estudo sobre as violências, tendo em vista o seu enfrentamento que se faz extremamente necessário e urgente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14195_TB5459_07042025233748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIS M RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "REGIS MARQUES"
    "autor_email" => "regis1706@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo faz parte da revisão bibliográfica para uma pesquisa de mestrado profissional que está em andamento. Tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos artigos produzidos entre 2022 e 2025 para contribuir com a fundamentação teórica necessária para a construção de um produto técnico a ser aplicado em uma escola de ensino fundamental na baixada santista, no estado de São Paulo. Foram selecionados estudos publicados no portal de periódicos da CAPES, revisados por pares, que abordam a violência escolar no ensino fundamental. A metodologia utilizada consistiu na revisão sistemática (Campos; Caetano; Gomes, 2023) iniciada na busca de periódicos, utilizando como referência de pesquisa os seguintes descritores: “Violência Escolar” and “Ensino Fundamental”. Foram selecionados vinte artigos, específicos sobre violência e ensino fundamental, para tentar ajudar a responder às seguintes perguntas: quais os principais problemas estudados nos trabalhos selecionados? É possível agrupá-los para poder compará-los? Quais principais resultados de pesquisas nos trabalhos estudados? Há semelhanças entre os resultados obtidos nos trabalhos estudados? O que os estudos apontam sobre necessidades, faltas, problemas que ainda precisam ser mais investigados? Quais aspectos mais relevantes para serem destacados a respeito dos trabalhos estudados? Com a análise de conteúdo (Bardin, 1997) espera-se como resultados: compreender como a violência escolar vem sendo estudada nos últimos três anos; entender quais as principais formas de violência que ocorrem nas unidades escolares; encontrar sugestões dos estudos recentes para dirimir a violência no âmbito escolar. A escola enquanto ambiente de descobertas, transformações e interações sociais por vezes conflituosas, demanda ampliar o estudo sobre as violências, tendo em vista o seu enfrentamento que se faz extremamente necessário e urgente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.